Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77519
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação de impacto do programa Cartão Mais Infância Ceará sobre a performance escolarance
Título em inglês: Evaluating the impact of the Cartão Mais Infância Ceará program on school performance
Autor(es): Emerson, MARINHO
Felipe, BASTOS
Jair Andrade, ARAUJO
Francisco, OLIVEIRA
Palavras-chave em português: Educação;Desempenho escolar;Transferência de renda;Avaliação de impacto
Palavras-chave em inglês: Education;School performance;Transfer income;Impact evaluation;Conditional cash transfers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Data do documento: 2024
Instituição/Editor/Publicador: Estudos Econômicos
Citação: MARINHO, Emerson; BASTOS, Felipe; ARAUJO, Jair Andrade; OLIVEIRA, Francisco. Evaluating the impact of the Cartão Mais Infância Ceará program on school performance. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 54, n.2, e53575424, p. 1-34, 2024
Resumo: Este artigo tem o objetivo de avaliar o impacto do programa Cartão Mais Infância Ceará (CMIC) no desempenho escolar, nos exames do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) de português e matemática de alunos pertencentes a famílias beneficiárias desse programa entre os anos de 2018 e 2019. Para tanto, utiliza-se o método de Diferenças-em-Diferenças em conjunto com o escore de propensão nos moldes propostos por Blundell e Dias (2009), adequado para estruturas de dados de cross-sections repetidos. Os resultados indicam que pertencer a uma família beneficiária do CMIC está associado, em média, a um desempenho aproximadamente de 11,63% e 11,52% maior nos exames SPAECE de português e matemática, respectivamente, em relação aos alunos que não pertencem a famílias atingidas pelo programa.
Abstract: The primary objective of this paper is to evaluate the impact of the Cartão Mais Infância Ceará (CMIC) program on students’ school performance in the Portuguese and Mathematics exams of the Permanent Assessment System for Basic Education in Ceará (SPAECE). The analysis focuses on students from families benefiting from the program between the years 2018 and 2019. The method employed is the difference-in-differences model, coupled with the propensity score approach following the design proposed by Blundell and Dias (2009), which is suitable for repeated cross-sections data structures. The findings reveal that being part of a CMIC family is, on average, associated with a performance improvement of approximately 11.63% and 11.52% in the SPAECE Portuguese and Mathematics exams, respectively, compared to students from non-participating families.
URL do documento: https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/213000/205567
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77519
ISSN: 1980-5357
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0001-5828-6169
https://orcid.org/0000-0001-5598-2935
https://orcid.org/0000-0001-6297-9558
https://orcid.org/0009-0009-7972-4231
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7374641262802257
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_art_emarinho.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.