Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77519
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Emerson, MARINHO | - |
dc.contributor.author | Felipe, BASTOS | - |
dc.contributor.author | Jair Andrade, ARAUJO | - |
dc.contributor.author | Francisco, OLIVEIRA | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T16:07:57Z | - |
dc.date.available | 2024-08-05T16:07:57Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | MARINHO, Emerson; BASTOS, Felipe; ARAUJO, Jair Andrade; OLIVEIRA, Francisco. Evaluating the impact of the Cartão Mais Infância Ceará program on school performance. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 54, n.2, e53575424, p. 1-34, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-5357 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77519 | - |
dc.description.abstract | The primary objective of this paper is to evaluate the impact of the Cartão Mais Infância Ceará (CMIC) program on students’ school performance in the Portuguese and Mathematics exams of the Permanent Assessment System for Basic Education in Ceará (SPAECE). The analysis focuses on students from families benefiting from the program between the years 2018 and 2019. The method employed is the difference-in-differences model, coupled with the propensity score approach following the design proposed by Blundell and Dias (2009), which is suitable for repeated cross-sections data structures. The findings reveal that being part of a CMIC family is, on average, associated with a performance improvement of approximately 11.63% and 11.52% in the SPAECE Portuguese and Mathematics exams, respectively, compared to students from non-participating families. | pt_BR |
dc.description.uri | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/213000/205567 | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.publisher | Estudos Econômicos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação de impacto do programa Cartão Mais Infância Ceará sobre a performance escolarance | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo tem o objetivo de avaliar o impacto do programa Cartão Mais Infância Ceará (CMIC) no desempenho escolar, nos exames do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) de português e matemática de alunos pertencentes a famílias beneficiárias desse programa entre os anos de 2018 e 2019. Para tanto, utiliza-se o método de Diferenças-em-Diferenças em conjunto com o escore de propensão nos moldes propostos por Blundell e Dias (2009), adequado para estruturas de dados de cross-sections repetidos. Os resultados indicam que pertencer a uma família beneficiária do CMIC está associado, em média, a um desempenho aproximadamente de 11,63% e 11,52% maior nos exames SPAECE de português e matemática, respectivamente, em relação aos alunos que não pertencem a famílias atingidas pelo programa. | pt_BR |
dc.title.en | Evaluating the impact of the Cartão Mais Infância Ceará program on school performance | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Educação | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Transferência de renda | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Avaliação de impacto | pt_BR |
dc.subject.en | Education | pt_BR |
dc.subject.en | School performance | pt_BR |
dc.subject.en | Transfer income | pt_BR |
dc.subject.en | Impact evaluation | pt_BR |
dc.subject.en | Conditional cash transfers | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5828-6169 | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5598-2935 | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6297-9558 | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0009-0009-7972-4231 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/7374641262802257 | pt_BR |
local.date.available | 2024 | - |
Aparece nas coleções: | DEA - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_art_emarinho.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.