Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77519
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Avaliação de impacto do programa Cartão Mais Infância Ceará sobre a performance escolarance |
Título en inglés: | Evaluating the impact of the Cartão Mais Infância Ceará program on school performance |
Autor : | Emerson, MARINHO Felipe, BASTOS Jair Andrade, ARAUJO Francisco, OLIVEIRA |
Palabras clave en portugués brasileño: | Educação;Desempenho escolar;Transferência de renda;Avaliação de impacto |
Palabras clave en inglés: | Education;School performance;Transfer income;Impact evaluation;Conditional cash transfers |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Fecha de publicación : | 2024 |
Editorial : | Estudos Econômicos |
Citación : | MARINHO, Emerson; BASTOS, Felipe; ARAUJO, Jair Andrade; OLIVEIRA, Francisco. Evaluating the impact of the Cartão Mais Infância Ceará program on school performance. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 54, n.2, e53575424, p. 1-34, 2024 |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo tem o objetivo de avaliar o impacto do programa Cartão Mais Infância Ceará (CMIC) no desempenho escolar, nos exames do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) de português e matemática de alunos pertencentes a famílias beneficiárias desse programa entre os anos de 2018 e 2019. Para tanto, utiliza-se o método de Diferenças-em-Diferenças em conjunto com o escore de propensão nos moldes propostos por Blundell e Dias (2009), adequado para estruturas de dados de cross-sections repetidos. Os resultados indicam que pertencer a uma família beneficiária do CMIC está associado, em média, a um desempenho aproximadamente de 11,63% e 11,52% maior nos exames SPAECE de português e matemática, respectivamente, em relação aos alunos que não pertencem a famílias atingidas pelo programa. |
Abstract: | The primary objective of this paper is to evaluate the impact of the Cartão Mais Infância Ceará (CMIC) program on students’ school performance in the Portuguese and Mathematics exams of the Permanent Assessment System for Basic Education in Ceará (SPAECE). The analysis focuses on students from families benefiting from the program between the years 2018 and 2019. The method employed is the difference-in-differences model, coupled with the propensity score approach following the design proposed by Blundell and Dias (2009), which is suitable for repeated cross-sections data structures. The findings reveal that being part of a CMIC family is, on average, associated with a performance improvement of approximately 11.63% and 11.52% in the SPAECE Portuguese and Mathematics exams, respectively, compared to students from non-participating families. |
URL del documento: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/213000/205567 |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77519 |
ISSN : | 1980-5357 |
ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0001-5828-6169 https://orcid.org/0000-0001-5598-2935 https://orcid.org/0000-0001-6297-9558 https://orcid.org/0009-0009-7972-4231 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/7374641262802257 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DEA - Artigos publicados em revista científica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_art_emarinho.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.