Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77519
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Avaliação de impacto do programa Cartão Mais Infância Ceará sobre a performance escolarance
Título en inglés: Evaluating the impact of the Cartão Mais Infância Ceará program on school performance
Autor : Emerson, MARINHO
Felipe, BASTOS
Jair Andrade, ARAUJO
Francisco, OLIVEIRA
Palabras clave en portugués brasileño: Educação;Desempenho escolar;Transferência de renda;Avaliação de impacto
Palabras clave en inglés: Education;School performance;Transfer income;Impact evaluation;Conditional cash transfers
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Fecha de publicación : 2024
Editorial : Estudos Econômicos
Citación : MARINHO, Emerson; BASTOS, Felipe; ARAUJO, Jair Andrade; OLIVEIRA, Francisco. Evaluating the impact of the Cartão Mais Infância Ceará program on school performance. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 54, n.2, e53575424, p. 1-34, 2024
Resumen en portugués brasileño: Este artigo tem o objetivo de avaliar o impacto do programa Cartão Mais Infância Ceará (CMIC) no desempenho escolar, nos exames do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) de português e matemática de alunos pertencentes a famílias beneficiárias desse programa entre os anos de 2018 e 2019. Para tanto, utiliza-se o método de Diferenças-em-Diferenças em conjunto com o escore de propensão nos moldes propostos por Blundell e Dias (2009), adequado para estruturas de dados de cross-sections repetidos. Os resultados indicam que pertencer a uma família beneficiária do CMIC está associado, em média, a um desempenho aproximadamente de 11,63% e 11,52% maior nos exames SPAECE de português e matemática, respectivamente, em relação aos alunos que não pertencem a famílias atingidas pelo programa.
Abstract: The primary objective of this paper is to evaluate the impact of the Cartão Mais Infância Ceará (CMIC) program on students’ school performance in the Portuguese and Mathematics exams of the Permanent Assessment System for Basic Education in Ceará (SPAECE). The analysis focuses on students from families benefiting from the program between the years 2018 and 2019. The method employed is the difference-in-differences model, coupled with the propensity score approach following the design proposed by Blundell and Dias (2009), which is suitable for repeated cross-sections data structures. The findings reveal that being part of a CMIC family is, on average, associated with a performance improvement of approximately 11.63% and 11.52% in the SPAECE Portuguese and Mathematics exams, respectively, compared to students from non-participating families.
URL del documento: https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/213000/205567
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77519
ISSN : 1980-5357
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0001-5828-6169
https://orcid.org/0000-0001-5598-2935
https://orcid.org/0000-0001-6297-9558
https://orcid.org/0009-0009-7972-4231
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7374641262802257
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_art_emarinho.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.