Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75258
Tipo: Dissertação
Título : A contribuição do jogo Dominando as Funções Inorgânicas como uma ferramenta de aprendizagem significativa nas aulas de química para o ensino médio
Título en inglés: The contribution of the game Mastering Inorganic Functions as a tool for meaningful learning in high school chemistry classes
Autor : Costa, Tatianna Beserra da
Tutor: Almeida, Maria Mozarina Beserra
Co-asesor: Santiago, Silvany Bastos
Palabras clave en portugués brasileño: Química - Estudo e ensino;Jogos didáticos;Aprendizagem significativa
Palabras clave en inglés: Chemistry - Study and teaching;Educational games;Meaningful learning
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::OUTROS
Fecha de publicación : 2023
Citación : COSTA, Tatianna Beserra da. A contribuição do jogo Dominando as Funções Inorgânicas como uma ferramenta de aprendizagem significativa nas aulas de química para o ensino médio. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências de Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Na busca de tornar o Ensino de Química mais significativo, muitos pesquisadores e educadores encontram como grande desafio a falta de interesse dos alunos com a disciplina de Química, somado ao elevado índice de dificuldade de aprendizagem com os conteúdos, provavelmente desencadeadas pelo uso de uma abordagem tradicional. Diante disso, evidencia-se a necessidade de se trabalhar com outras estratégias metodológicas de ensino que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar o potencial didático de construção e aplicação do Jogo “Dominando as Funções Inorgânicas”. O presente trabalho ancorou-se em pesquisas, de Ausubel, 2003; Cunha, 2012; Fialho, 2008; Kishimoto, 1994; Soares, 2016. A pesquisa teve um caráter bibliográfico, de cunho qualitativo pautada na intervenção pedagógica para embasar a situação problema, aplicada em uma escola pública de Fortaleza - CE, localizada no bairro Jóquei Clube, em uma turma de 3ª série da Escola de Ensino Fundamental e Médio Heráclito de Castro e Silva. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu com a construção e aplicação de um jogo intitulado, “Dominando as Funções Inorgânicas”. Na primeira etapa foi aplicada a metodologia predominantemente tradicional e na fase posterior foi explorado o recurso didático, buscando uma Aprendizagem Significativa. Os instrumentos utilizados foram quatro questionários, perfil socioeducacional, um teste de sondagem, teórico-específico, avaliação sobre o recurso, além da observação e registro fotográfico. As análises dos resultados apontaram que o uso do jogo estudado atuou como suporte para a promoção de uma aprendizagem satisfatória, pois auxiliou na busca por conhecimento, na qual ficou mais evidente na etapa de construção do recurso jogo, onde os alunos demonstraram autonomia em buscar o conteúdo abordado através das pesquisas, enaltecendo o incentivo a pesquisa e puderam ir mais adiante no quesito aplicabilidade no cotidiano, despertando um interesse maior sobre os estudos referentes a Química. Ao final deste trabalho foi confeccionado como Produto Educacional, um manual sobre a construção e aplicação do jogo didático produzido, contendo toda a sequência da aplicação da metodologia aplicada nessa pesquisa, de forma a permitir a reprodução e uso por outros docentes.
Abstract: In order to make chemistry teaching more meaningful, many researchers and educators face as a major challenge the students' lack of interest in the subject of chemistry added to a great difficulty in learning the content, probably triggered by the use of a traditional approach. This way, it´s evident that there is a need to work with other methodological teaching strategies that assist in the teaching and learning process. This research aimed to investigate the didactic potential of construction and application of the game “mastering inorganic functions”. The present study was anchored in research by ausubel, 2003; cunha, 2012; fialho, 2008; kishimoto, 1994; soares, 2016. The research had a bibliographical nature, of a qualitative nature based on pedagogical intervention to support the problem situation, applied in a public school in fortaleza- ce, located in jóquei clube neighborhood, in a 12th grade high school class at the teaching elementary and middle school heráclito de castro e silva. The development of the research occurred with the construction and application of a game entitled, “mastering inorganic functions”. In the first stage, the predominantly traditional methodology was applied and in the subsequent stage, the didactic resource was explored, seeking meaningful learning. Theinstruments used were four questionnaires: a socio-educational profile, a survey test, atheoretical-specific, evaluation of the resource, in addition to observation and photographicrecords. The analysis of the results showed that the use of the game studied worked as support for promoting satisfactory learning, as it helped in the search for knowledge, which became more evident in the construction stage of the game resource, where students demonstrated autonomy in seeking the content studied through research, praising the incentive for researchand students were able to go further in terms of applicability in everyday life, sparking greater interest in studies related to chemistry. At the end of this study, an educational product was created: a manual on the construction and application of the didactic game produced, containing the entire application sequence of the methodology applied in this research, in order to allow reproduction and use by other teachers.
Descripción en portugués brasileño : Acompanha produto educacional: "Manual Como construir e aplicar o jogo didático dominando as funções inorgânicas nas aulas de química para o ensino médio."
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75258
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0781526923793259
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5124865474215060
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0002-4396-9634
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/8128196166798668
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_tbcosta.pdfDissertação662,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2023_pe_tbcosta.pdfProduto Educacional589,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.