Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75258
Type: | Dissertação |
Title: | A contribuição do jogo Dominando as Funções Inorgânicas como uma ferramenta de aprendizagem significativa nas aulas de química para o ensino médio |
Title in English: | The contribution of the game Mastering Inorganic Functions as a tool for meaningful learning in high school chemistry classes |
Authors: | Costa, Tatianna Beserra da |
Advisor: | Almeida, Maria Mozarina Beserra |
Co-advisor: | Santiago, Silvany Bastos |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Química - Estudo e ensino;Jogos didáticos;Aprendizagem significativa |
Keywords in English : | Chemistry - Study and teaching;Educational games;Meaningful learning |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | COSTA, Tatianna Beserra da. A contribuição do jogo Dominando as Funções Inorgânicas como uma ferramenta de aprendizagem significativa nas aulas de química para o ensino médio. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências de Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Na busca de tornar o Ensino de Química mais significativo, muitos pesquisadores e educadores encontram como grande desafio a falta de interesse dos alunos com a disciplina de Química, somado ao elevado índice de dificuldade de aprendizagem com os conteúdos, provavelmente desencadeadas pelo uso de uma abordagem tradicional. Diante disso, evidencia-se a necessidade de se trabalhar com outras estratégias metodológicas de ensino que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar o potencial didático de construção e aplicação do Jogo “Dominando as Funções Inorgânicas”. O presente trabalho ancorou-se em pesquisas, de Ausubel, 2003; Cunha, 2012; Fialho, 2008; Kishimoto, 1994; Soares, 2016. A pesquisa teve um caráter bibliográfico, de cunho qualitativo pautada na intervenção pedagógica para embasar a situação problema, aplicada em uma escola pública de Fortaleza - CE, localizada no bairro Jóquei Clube, em uma turma de 3ª série da Escola de Ensino Fundamental e Médio Heráclito de Castro e Silva. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu com a construção e aplicação de um jogo intitulado, “Dominando as Funções Inorgânicas”. Na primeira etapa foi aplicada a metodologia predominantemente tradicional e na fase posterior foi explorado o recurso didático, buscando uma Aprendizagem Significativa. Os instrumentos utilizados foram quatro questionários, perfil socioeducacional, um teste de sondagem, teórico-específico, avaliação sobre o recurso, além da observação e registro fotográfico. As análises dos resultados apontaram que o uso do jogo estudado atuou como suporte para a promoção de uma aprendizagem satisfatória, pois auxiliou na busca por conhecimento, na qual ficou mais evidente na etapa de construção do recurso jogo, onde os alunos demonstraram autonomia em buscar o conteúdo abordado através das pesquisas, enaltecendo o incentivo a pesquisa e puderam ir mais adiante no quesito aplicabilidade no cotidiano, despertando um interesse maior sobre os estudos referentes a Química. Ao final deste trabalho foi confeccionado como Produto Educacional, um manual sobre a construção e aplicação do jogo didático produzido, contendo toda a sequência da aplicação da metodologia aplicada nessa pesquisa, de forma a permitir a reprodução e uso por outros docentes. |
Abstract: | In order to make chemistry teaching more meaningful, many researchers and educators face as a major challenge the students' lack of interest in the subject of chemistry added to a great difficulty in learning the content, probably triggered by the use of a traditional approach. This way, it´s evident that there is a need to work with other methodological teaching strategies that assist in the teaching and learning process. This research aimed to investigate the didactic potential of construction and application of the game “mastering inorganic functions”. The present study was anchored in research by ausubel, 2003; cunha, 2012; fialho, 2008; kishimoto, 1994; soares, 2016. The research had a bibliographical nature, of a qualitative nature based on pedagogical intervention to support the problem situation, applied in a public school in fortaleza- ce, located in jóquei clube neighborhood, in a 12th grade high school class at the teaching elementary and middle school heráclito de castro e silva. The development of the research occurred with the construction and application of a game entitled, “mastering inorganic functions”. In the first stage, the predominantly traditional methodology was applied and in the subsequent stage, the didactic resource was explored, seeking meaningful learning. Theinstruments used were four questionnaires: a socio-educational profile, a survey test, atheoretical-specific, evaluation of the resource, in addition to observation and photographicrecords. The analysis of the results showed that the use of the game studied worked as support for promoting satisfactory learning, as it helped in the search for knowledge, which became more evident in the construction stage of the game resource, where students demonstrated autonomy in seeking the content studied through research, praising the incentive for researchand students were able to go further in terms of applicability in everyday life, sparking greater interest in studies related to chemistry. At the end of this study, an educational product was created: a manual on the construction and application of the didactic game produced, containing the entire application sequence of the methodology applied in this research, in order to allow reproduction and use by other teachers. |
Description in Brazilian Portuguese: | Acompanha produto educacional: "Manual Como construir e aplicar o jogo didático dominando as funções inorgânicas nas aulas de química para o ensino médio." |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75258 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0781526923793259 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5124865474215060 |
Co-advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-4396-9634 |
Co-advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8128196166798668 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_tbcosta.pdf | Dissertação | 662,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
2023_pe_tbcosta.pdf | Produto Educacional | 589,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.