Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75102
Tipo: | TCC |
Título : | Da escola por correspondência na práxis revolucionária de Antônio Gramsci ao Projeto Mercadológico de Educação à Distância: uma análise mediada pela crítica marxista |
Autor : | Sousa, Nágela da Silva de |
Tutor: | Rabelo, Josefa Jackline |
Palabras clave en portugués brasileño: | Escola por correspondência;Educação à Distância;Crise estrutural |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Fecha de publicación : | 2010 |
Citación : | SOUSA, Nágela da Silva de. Da escola por correspondência na práxis revolucionária de Antônio Gramsci ao Projeto Mercadológico de Educação à Distância: uma análise mediada pela crítica marxista. 2010. 41 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem por objetivo investigar o contexto histórico-político da Escola por Correspondência de Antonio Gramsci, demarcando as principais distinções entre essa proposta de educação não presencial dos pressupostos que dão forma ao atual projeto de Educação a Distância (EaD). Sob esse prisma, indaga em que medida faz-se necessário uma escola a distância diante das condições objetivas da sociedade atual, marcada pela produção da riqueza suficiente para suprir todas as necessidades básicas, inclusive, no plano educacional. Tendo por base teórica o materialismo histórico-dialético, realizou-se um trabalho a partir de procedimentos teórico-bibliográficos de caráter classista, adotando, como revisão principal, a produção teórica de Antônio Gramsci e de autores que se apoiam nos escritos gramscianos, como Nosella (1992), Del Roio (2005, 2006), Sobral (2009) etc.; posteriormente, procedeu-se um levantamento bibliográfico de autores contemporâneos que empreendem uma análise crítica da política de Educação a Distância, destacando que os termos da proposta atual dessa modalidade articula-se, imanentemente, com as demandas mercadológicas do capital e de sua crise estrutural (MÉSZÁROS). Com base nas leituras realizadas, percebemos um quadro radicalmente distinto que opõe a proposta de escola por correspondência do revolucionário marxista Antônio Gramsci e o projeto mercadológico da EaD. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75102 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/9385786036093513 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-4933-631X |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/8231954289757480 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_nssousa.pdf | 588,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.