Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75102
Type: | TCC |
Title: | Da escola por correspondência na práxis revolucionária de Antônio Gramsci ao Projeto Mercadológico de Educação à Distância: uma análise mediada pela crítica marxista |
Authors: | Sousa, Nágela da Silva de |
Advisor: | Rabelo, Josefa Jackline |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Escola por correspondência;Educação à Distância;Crise estrutural |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | SOUSA, Nágela da Silva de. Da escola por correspondência na práxis revolucionária de Antônio Gramsci ao Projeto Mercadológico de Educação à Distância: uma análise mediada pela crítica marxista. 2010. 41 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho tem por objetivo investigar o contexto histórico-político da Escola por Correspondência de Antonio Gramsci, demarcando as principais distinções entre essa proposta de educação não presencial dos pressupostos que dão forma ao atual projeto de Educação a Distância (EaD). Sob esse prisma, indaga em que medida faz-se necessário uma escola a distância diante das condições objetivas da sociedade atual, marcada pela produção da riqueza suficiente para suprir todas as necessidades básicas, inclusive, no plano educacional. Tendo por base teórica o materialismo histórico-dialético, realizou-se um trabalho a partir de procedimentos teórico-bibliográficos de caráter classista, adotando, como revisão principal, a produção teórica de Antônio Gramsci e de autores que se apoiam nos escritos gramscianos, como Nosella (1992), Del Roio (2005, 2006), Sobral (2009) etc.; posteriormente, procedeu-se um levantamento bibliográfico de autores contemporâneos que empreendem uma análise crítica da política de Educação a Distância, destacando que os termos da proposta atual dessa modalidade articula-se, imanentemente, com as demandas mercadológicas do capital e de sua crise estrutural (MÉSZÁROS). Com base nas leituras realizadas, percebemos um quadro radicalmente distinto que opõe a proposta de escola por correspondência do revolucionário marxista Antônio Gramsci e o projeto mercadológico da EaD. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75102 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9385786036093513 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-4933-631X |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8231954289757480 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_nssousa.pdf | 588,66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.