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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRabelo, Josefa Jackline-
dc.contributor.authorSousa, Nágela da Silva de-
dc.date.accessioned2023-11-28T20:18:22Z-
dc.date.available2023-11-28T20:18:22Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSOUSA, Nágela da Silva de. Da escola por correspondência na práxis revolucionária de Antônio Gramsci ao Projeto Mercadológico de Educação à Distância: uma análise mediada pela crítica marxista. 2010. 41 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75102-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDa escola por correspondência na práxis revolucionária de Antônio Gramsci ao Projeto Mercadológico de Educação à Distância: uma análise mediada pela crítica marxistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo investigar o contexto histórico-político da Escola por Correspondência de Antonio Gramsci, demarcando as principais distinções entre essa proposta de educação não presencial dos pressupostos que dão forma ao atual projeto de Educação a Distância (EaD). Sob esse prisma, indaga em que medida faz-se necessário uma escola a distância diante das condições objetivas da sociedade atual, marcada pela produção da riqueza suficiente para suprir todas as necessidades básicas, inclusive, no plano educacional. Tendo por base teórica o materialismo histórico-dialético, realizou-se um trabalho a partir de procedimentos teórico-bibliográficos de caráter classista, adotando, como revisão principal, a produção teórica de Antônio Gramsci e de autores que se apoiam nos escritos gramscianos, como Nosella (1992), Del Roio (2005, 2006), Sobral (2009) etc.; posteriormente, procedeu-se um levantamento bibliográfico de autores contemporâneos que empreendem uma análise crítica da política de Educação a Distância, destacando que os termos da proposta atual dessa modalidade articula-se, imanentemente, com as demandas mercadológicas do capital e de sua crise estrutural (MÉSZÁROS). Com base nas leituras realizadas, percebemos um quadro radicalmente distinto que opõe a proposta de escola por correspondência do revolucionário marxista Antônio Gramsci e o projeto mercadológico da EaD.pt_BR
dc.subject.ptbrEscola por correspondênciapt_BR
dc.subject.ptbrEducação à Distânciapt_BR
dc.subject.ptbrCrise estruturalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9385786036093513pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4933-631Xpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8231954289757480pt_BR
local.date.available2023-11-28-
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