Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75102
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rabelo, Josefa Jackline | - |
dc.contributor.author | Sousa, Nágela da Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-28T20:18:22Z | - |
dc.date.available | 2023-11-28T20:18:22Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Nágela da Silva de. Da escola por correspondência na práxis revolucionária de Antônio Gramsci ao Projeto Mercadológico de Educação à Distância: uma análise mediada pela crítica marxista. 2010. 41 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75102 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Da escola por correspondência na práxis revolucionária de Antônio Gramsci ao Projeto Mercadológico de Educação à Distância: uma análise mediada pela crítica marxista | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem por objetivo investigar o contexto histórico-político da Escola por Correspondência de Antonio Gramsci, demarcando as principais distinções entre essa proposta de educação não presencial dos pressupostos que dão forma ao atual projeto de Educação a Distância (EaD). Sob esse prisma, indaga em que medida faz-se necessário uma escola a distância diante das condições objetivas da sociedade atual, marcada pela produção da riqueza suficiente para suprir todas as necessidades básicas, inclusive, no plano educacional. Tendo por base teórica o materialismo histórico-dialético, realizou-se um trabalho a partir de procedimentos teórico-bibliográficos de caráter classista, adotando, como revisão principal, a produção teórica de Antônio Gramsci e de autores que se apoiam nos escritos gramscianos, como Nosella (1992), Del Roio (2005, 2006), Sobral (2009) etc.; posteriormente, procedeu-se um levantamento bibliográfico de autores contemporâneos que empreendem uma análise crítica da política de Educação a Distância, destacando que os termos da proposta atual dessa modalidade articula-se, imanentemente, com as demandas mercadológicas do capital e de sua crise estrutural (MÉSZÁROS). Com base nas leituras realizadas, percebemos um quadro radicalmente distinto que opõe a proposta de escola por correspondência do revolucionário marxista Antônio Gramsci e o projeto mercadológico da EaD. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Escola por correspondência | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Educação à Distância | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Crise estrutural | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/9385786036093513 | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4933-631X | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8231954289757480 | pt_BR |
local.date.available | 2023-11-28 | - |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_nssousa.pdf | 588,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.