Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74409
Tipo: | TCC |
Título : | Gestão em sala de aula: uma análise do perfil dos docentes da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra |
Autor : | Vasconcelos, Catarina Solon de |
Tutor: | Lima, Marcos Antonio Martins |
Co-asesor: | Lopes, Ana Cláudia de Oliveira |
Palabras clave en portugués brasileño: | Gestão em sala de aula;Ensino-Aprendizagem;Práticas pedagógicas |
Palabras clave en inglés: | Management in the classroom;Teaching learning;Pedagogical practices |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | VASCONCELOS, Catarina Solon de. Gestão em sala de aula: uma análise do perfil dos docentes da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. 2023. 59 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | A gestão em sala de aula é um conjunto de três campos distintos que permeiam e influenciam o fazer pedagógico. O objetivo da pesquisa é identificar o perfil e as estratégias utilizadas pelos docentes na gestão de sala de aula da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, de caráter qualitativo e quantitativa, e foi realizada a aplicação de questionário que levasse a uma reflexão sobre a prática e as estratégias dos professores envolvidos. O perfil docente encontrado foi o de professor com idade entre 36 a 45 anos, contando como formação apenas a graduação, lecionando a cerca de 11 a 15 anos e atuando em somente uma escola. Os principais desafios apontados pelos professores foram sobre o relacionamento interpessoal e a organização da coletividade, para isso contam com estratégias como: utilização de novas metodologias, planejamento contextualizado e a busca de um relacionamento respeitoso com a turma. |
Abstract: | The management of classroom is the conjunto of three different fields that permeate and have influence on the pedagogical work. The objective of the research is to identify the profile and strategies used by the teachers in the management of the classroom on Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. The metodology was descritive research, quantitative and qualitative, and was applied a questionnarie about practices and strategies of the teachers involved. The teachers profile found was 36 to 45 years, with one degree, lecturing for about 11 to 15 years and working in only one School. The main challenges pointed by the teachers was about the interpersonal relationship and the collective organization, for that they count with strategies: using new methodologies, context planning and a respectful relation with the class. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74409 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/8038253574399509 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0001-5541-6220 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/4480882123614278 |
ORCID del co-asesor: | https://orcid.org/0000-0003-0411-1739 |
Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/5040664673226216 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_csvasconcelos.pdf | 493,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.