Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74409
Tipo: TCC
Título : Gestão em sala de aula: uma análise do perfil dos docentes da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra
Autor : Vasconcelos, Catarina Solon de
Tutor: Lima, Marcos Antonio Martins
Co-asesor: Lopes, Ana Cláudia de Oliveira
Palabras clave en portugués brasileño: Gestão em sala de aula;Ensino-Aprendizagem;Práticas pedagógicas
Palabras clave en inglés: Management in the classroom;Teaching learning;Pedagogical practices
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : VASCONCELOS, Catarina Solon de. Gestão em sala de aula: uma análise do perfil dos docentes da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. 2023. 59 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A gestão em sala de aula é um conjunto de três campos distintos que permeiam e influenciam o fazer pedagógico. O objetivo da pesquisa é identificar o perfil e as estratégias utilizadas pelos docentes na gestão de sala de aula da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, de caráter qualitativo e quantitativa, e foi realizada a aplicação de questionário que levasse a uma reflexão sobre a prática e as estratégias dos professores envolvidos. O perfil docente encontrado foi o de professor com idade entre 36 a 45 anos, contando como formação apenas a graduação, lecionando a cerca de 11 a 15 anos e atuando em somente uma escola. Os principais desafios apontados pelos professores foram sobre o relacionamento interpessoal e a organização da coletividade, para isso contam com estratégias como: utilização de novas metodologias, planejamento contextualizado e a busca de um relacionamento respeitoso com a turma.
Abstract: The management of classroom is the conjunto of three different fields that permeate and have influence on the pedagogical work. The objective of the research is to identify the profile and strategies used by the teachers in the management of the classroom on Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. The metodology was descritive research, quantitative and qualitative, and was applied a questionnarie about practices and strategies of the teachers involved. The teachers profile found was 36 to 45 years, with one degree, lecturing for about 11 to 15 years and working in only one School. The main challenges pointed by the teachers was about the interpersonal relationship and the collective organization, for that they count with strategies: using new methodologies, context planning and a respectful relation with the class.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74409
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/8038253574399509
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-5541-6220
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/4480882123614278
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0003-0411-1739
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/5040664673226216
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_csvasconcelos.pdf493,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.