Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.contributor.authorVasconcelos, Catarina Solon de-
dc.date.accessioned2023-09-20T15:16:25Z-
dc.date.available2023-09-20T15:16:25Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Catarina Solon de. Gestão em sala de aula: uma análise do perfil dos docentes da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. 2023. 59 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74409-
dc.description.abstractThe management of classroom is the conjunto of three different fields that permeate and have influence on the pedagogical work. The objective of the research is to identify the profile and strategies used by the teachers in the management of the classroom on Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. The metodology was descritive research, quantitative and qualitative, and was applied a questionnarie about practices and strategies of the teachers involved. The teachers profile found was 36 to 45 years, with one degree, lecturing for about 11 to 15 years and working in only one School. The main challenges pointed by the teachers was about the interpersonal relationship and the collective organization, for that they count with strategies: using new methodologies, context planning and a respectful relation with the class.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGestão em sala de aula: uma análise do perfil dos docentes da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerrapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorLopes, Ana Cláudia de Oliveira-
dc.description.abstract-ptbrA gestão em sala de aula é um conjunto de três campos distintos que permeiam e influenciam o fazer pedagógico. O objetivo da pesquisa é identificar o perfil e as estratégias utilizadas pelos docentes na gestão de sala de aula da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, de caráter qualitativo e quantitativa, e foi realizada a aplicação de questionário que levasse a uma reflexão sobre a prática e as estratégias dos professores envolvidos. O perfil docente encontrado foi o de professor com idade entre 36 a 45 anos, contando como formação apenas a graduação, lecionando a cerca de 11 a 15 anos e atuando em somente uma escola. Os principais desafios apontados pelos professores foram sobre o relacionamento interpessoal e a organização da coletividade, para isso contam com estratégias como: utilização de novas metodologias, planejamento contextualizado e a busca de um relacionamento respeitoso com a turma.pt_BR
dc.subject.ptbrGestão em sala de aulapt_BR
dc.subject.ptbrEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subject.ptbrPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.enManagement in the classroompt_BR
dc.subject.enTeaching learningpt_BR
dc.subject.enPedagogical practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8038253574399509pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5541-6220pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4480882123614278pt_BR
local.co-advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0411-1739pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5040664673226216pt_BR
local.date.available2023-09-20-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_csvasconcelos.pdf493,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.