Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71610
Tipo: TCC
Título : Modelagem de ferramenta para a representação da interação no fórum do ava solar
Título en inglés: Tool modeling for the representation of the interaction in the ava solar forum
Autor : Santos, Vanessa Ellen Cacau dos
Tutor: David, Priscila Barros
Palabras clave : Interação em Fórum;Modelagem de Ferramenta;Educação a Distância;Ambiente Virtual
Fecha de publicación : 2021
Citación : SANTOS, Vanessa Ellen Cacau dos. Modelagem de ferramenta para a representação da interação no fórum do ava solar. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: A Educação a Distância (EaD) é parte importante para o desenvolvimento da educação no Brasil, porque, é uma oportunidade para milhares de estudantes, devido à possibilidade de estudar em tempo e/ou espaços flexíveis. A pandemia da Covid-19 tornou ainda mais relevantes os estudos relacionados com a EaD por causa da emergência em saúde. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ficam a cargo de serem o espaço virtual de trocas. Dentre as ferramentas disponíveis, o fórum de discussão possibilita interação entre discentes e docentes interagem e consequentemente trocas e construção do conhecimento. No entanto, essas trocas têm gerado grandes volumes de dados, fazendo-se necessária a procura por novos meios de representação da interação. Este trabalho buscou levantar as principais técnicas que vêm sendo utilizadas nos AVA ao redor do mundo para representar a interação. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática integrativa sobre a representação da interação em fóruns on-line. A partir dos resultados alcançados na revisão integrativa, foi feita a modelagem de uma ferramenta contendo uma nova proposta para a representação da interação no fórum do AVA SOLAR. A ferramenta baseia-se nas técnicas computacionais que vêm predominando nos principais AVA disponíveis nacional e internacionalmente.
Abstract: Distance education (DE) is an important part of the development of education in Brazil, because it is an opportunity for many students, due to the possibility of studying in flexible time and/or spaces. The COVID-19 pandemic made studies related to EAD even more relevant, due to the health emergency. The Learning Management Systems (LMS) are in charge of being the virtual space for exchanges and among the available tools, the main tool is the discussion forum, as it is through it that students and teachers interact, exchange and build knowledge, however, these exchanges have generated large volumes of data, making it necessary to search for new ways of representing the interaction. This work sought to raise the main techniques used in LMS around the world to represent an interaction. For this, an integrative review was carried out. Once these data were collected, a modeling of a tool with techniques was performed, justifying each intervention based on the results of the integrative review.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71610
Aparece en las colecciones: SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_vecsantos.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.