Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71610
Type: TCC
Title: Modelagem de ferramenta para a representação da interação no fórum do ava solar
Title in English: Tool modeling for the representation of the interaction in the ava solar forum
Authors: Santos, Vanessa Ellen Cacau dos
Advisor: David, Priscila Barros
Keywords: Interação em Fórum;Modelagem de Ferramenta;Educação a Distância;Ambiente Virtual
Issue Date: 2021
Citation: SANTOS, Vanessa Ellen Cacau dos. Modelagem de ferramenta para a representação da interação no fórum do ava solar. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: A Educação a Distância (EaD) é parte importante para o desenvolvimento da educação no Brasil, porque, é uma oportunidade para milhares de estudantes, devido à possibilidade de estudar em tempo e/ou espaços flexíveis. A pandemia da Covid-19 tornou ainda mais relevantes os estudos relacionados com a EaD por causa da emergência em saúde. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ficam a cargo de serem o espaço virtual de trocas. Dentre as ferramentas disponíveis, o fórum de discussão possibilita interação entre discentes e docentes interagem e consequentemente trocas e construção do conhecimento. No entanto, essas trocas têm gerado grandes volumes de dados, fazendo-se necessária a procura por novos meios de representação da interação. Este trabalho buscou levantar as principais técnicas que vêm sendo utilizadas nos AVA ao redor do mundo para representar a interação. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática integrativa sobre a representação da interação em fóruns on-line. A partir dos resultados alcançados na revisão integrativa, foi feita a modelagem de uma ferramenta contendo uma nova proposta para a representação da interação no fórum do AVA SOLAR. A ferramenta baseia-se nas técnicas computacionais que vêm predominando nos principais AVA disponíveis nacional e internacionalmente.
Abstract: Distance education (DE) is an important part of the development of education in Brazil, because it is an opportunity for many students, due to the possibility of studying in flexible time and/or spaces. The COVID-19 pandemic made studies related to EAD even more relevant, due to the health emergency. The Learning Management Systems (LMS) are in charge of being the virtual space for exchanges and among the available tools, the main tool is the discussion forum, as it is through it that students and teachers interact, exchange and build knowledge, however, these exchanges have generated large volumes of data, making it necessary to search for new ways of representing the interaction. This work sought to raise the main techniques used in LMS around the world to represent an interaction. For this, an integrative review was carried out. Once these data were collected, a modeling of a tool with techniques was performed, justifying each intervention based on the results of the integrative review.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71610
Appears in Collections:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_vecsantos.pdf2,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.