Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65668
Tipo: | TCC |
Título: | O afeto entre estudante e professor e sua relevância para os processos de aprendizagem e de ensino |
Autor(es): | Teixeira, Kéller Barroso |
Orientador: | Barguil, Paulo Meireles |
Palavras-chave: | Afetividade;Educação;Desenvolvimento Holístico |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | TEIXEIRA, Kéller Barroso. O afeto entre estudante e professor e sua relevância para os processos de aprendizagem e de ensino. Orientador: Paulo Meireles Barguil. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | O ser humano possui muitas dimensões – corporal, emocional, racional – as quais estão envolvidas em seu processo de aprendizagem. Com bastante frequência, a Educação escolar se preocupa apenas com a dimensão racional, desconsiderando as demais dimensões. Este trabalho objetiva refletir sobre as contribuições da afetividade do professor, durante o ensino, na aprendizagem e no desenvolvimento integral dos estudantes, sendo necessário que aquele tenha um olhar sensível para si e para esses e desenvolva em ações educativas que consideram o holismo. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática. Posteriormente, desenvolvi um relato sobre algumas situações da minha vida e da minha trajetória como profissional da Educação. Concluo constatando que o amor e a sensibilidade aliados às práticas educacionais podem dar um novo significado ao aprender, ao ensinar e à Educação. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65668 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_kbteixeira.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.