Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65668
Type: | TCC |
Title: | O afeto entre estudante e professor e sua relevância para os processos de aprendizagem e de ensino |
Authors: | Teixeira, Kéller Barroso |
Advisor: | Barguil, Paulo Meireles |
Keywords: | Afetividade;Educação;Desenvolvimento Holístico |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | TEIXEIRA, Kéller Barroso. O afeto entre estudante e professor e sua relevância para os processos de aprendizagem e de ensino. Orientador: Paulo Meireles Barguil. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ser humano possui muitas dimensões – corporal, emocional, racional – as quais estão envolvidas em seu processo de aprendizagem. Com bastante frequência, a Educação escolar se preocupa apenas com a dimensão racional, desconsiderando as demais dimensões. Este trabalho objetiva refletir sobre as contribuições da afetividade do professor, durante o ensino, na aprendizagem e no desenvolvimento integral dos estudantes, sendo necessário que aquele tenha um olhar sensível para si e para esses e desenvolva em ações educativas que consideram o holismo. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática. Posteriormente, desenvolvi um relato sobre algumas situações da minha vida e da minha trajetória como profissional da Educação. Concluo constatando que o amor e a sensibilidade aliados às práticas educacionais podem dar um novo significado ao aprender, ao ensinar e à Educação. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65668 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_kbteixeira.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.