Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62757
Tipo: TCC
Título : O uso da metodologia montessoriana como recurso motivador para o ensino de Ciências em séries iniciais do Ensino Fundamental II
Autor : Simão, Davi da Silva
Tutor: Souza Filho, Antonio Gomes
Palabras clave : Montessori;Sequência didática;Ciências da Natureza
Fecha de publicación : 2021
Citación : SIMÃO, D. S. O uso da metodologia montessoriana como recurso motivador para o ensino de Ciências em séries iniciais do Ensino Fundamental II. 2021. 45 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Esta monografia consiste em propor uma estratégia didático-metodológica baseada nos trabalhos de Maria Montessori desenvolvida em meados do século XIX na Europa para o ensino de Ciências da Natureza em séries iniciais do Ensino Fundamental II. Construímos esta proposta alinhanda com os seguintes objetivos; a) Elaborar uma sequência didático-metodológica para o ensino de Ciências da Natureza em séries iniciais do Ensino Fundamental II, explorando as contribuições da metodologia montessoriana como sequência didática e recurso motivador. b) Fazer um levantamento bibliográfico sobre a obra de Maria Montessori que enfatiza a proposta didático-metodológica; c) Apontar os princípios que embasam sua obra; d) Fazer uma análise acerca da instrumentalização da metodologia montessoriana no ensino de ciências em séries iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase nas cinco (5) grandes lições de Montessori e seus reflexos nos quatro (4) eixos temáticos segundo os PCN+ - Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino de Ciências, e com as diretrizes curriculares da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. A pedagogia montessoriana foi usada para fundamentaras aulas e a proposta motivadora. Dessa forma, pretendemos com esta monografia oferecer ao professor um recurso motivador que possa proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental II uma formação educacional de qualidade centrada na autonomia do aluno.
Abstract: This monograph consists in proposing a didactic-methodological strategy based on the works of Maria Montessori, developed in a sample from the 19th century in Europe, for teaching Natural Sciences in the early grades of Elementary School II. We built this proposal in line with the following objectives; a) Develop a didactic-methodological sequence for teaching Natural Sciences in early grades of Elementary School II, exploring the contributions of Montessori methodology as a didactic sequence and motivating resource. b) Conduct a bibliographical survey on the work of Maria Montessori that emphasizes the didactic-methodological proposal; c) Point out the principles that support his work; d) To analyze the instrumentalization of Montessori methodology in science teaching in early grades of elementary school, with emphasis on the five (5) great lessons of Montessori and their reflections on the four (4) thematic axes according to the PCN + -Curriculum Parameters Science Teaching, and with the curriculum guidelines of the BNCC -Common National Curriculum Base. Montessori pedagogy was used to found the classes and the motivating proposal. Thus, with this monograph, we intend to offer the teacher a motivating resource that can provide Elementary School II students with a quality educational training centered on the student's autonomy.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62757
Aparece en las colecciones: FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_dssilva.pdf499,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.