Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza Filho, Antonio Gomes-
dc.contributor.authorSimão, Davi da Silva-
dc.date.accessioned2021-12-06T13:46:04Z-
dc.date.available2021-12-06T13:46:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSIMÃO, D. S. O uso da metodologia montessoriana como recurso motivador para o ensino de Ciências em séries iniciais do Ensino Fundamental II. 2021. 45 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62757-
dc.description.abstractThis monograph consists in proposing a didactic-methodological strategy based on the works of Maria Montessori, developed in a sample from the 19th century in Europe, for teaching Natural Sciences in the early grades of Elementary School II. We built this proposal in line with the following objectives; a) Develop a didactic-methodological sequence for teaching Natural Sciences in early grades of Elementary School II, exploring the contributions of Montessori methodology as a didactic sequence and motivating resource. b) Conduct a bibliographical survey on the work of Maria Montessori that emphasizes the didactic-methodological proposal; c) Point out the principles that support his work; d) To analyze the instrumentalization of Montessori methodology in science teaching in early grades of elementary school, with emphasis on the five (5) great lessons of Montessori and their reflections on the four (4) thematic axes according to the PCN + -Curriculum Parameters Science Teaching, and with the curriculum guidelines of the BNCC -Common National Curriculum Base. Montessori pedagogy was used to found the classes and the motivating proposal. Thus, with this monograph, we intend to offer the teacher a motivating resource that can provide Elementary School II students with a quality educational training centered on the student's autonomy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMontessoript_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.titleO uso da metodologia montessoriana como recurso motivador para o ensino de Ciências em séries iniciais do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia consiste em propor uma estratégia didático-metodológica baseada nos trabalhos de Maria Montessori desenvolvida em meados do século XIX na Europa para o ensino de Ciências da Natureza em séries iniciais do Ensino Fundamental II. Construímos esta proposta alinhanda com os seguintes objetivos; a) Elaborar uma sequência didático-metodológica para o ensino de Ciências da Natureza em séries iniciais do Ensino Fundamental II, explorando as contribuições da metodologia montessoriana como sequência didática e recurso motivador. b) Fazer um levantamento bibliográfico sobre a obra de Maria Montessori que enfatiza a proposta didático-metodológica; c) Apontar os princípios que embasam sua obra; d) Fazer uma análise acerca da instrumentalização da metodologia montessoriana no ensino de ciências em séries iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase nas cinco (5) grandes lições de Montessori e seus reflexos nos quatro (4) eixos temáticos segundo os PCN+ - Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino de Ciências, e com as diretrizes curriculares da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. A pedagogia montessoriana foi usada para fundamentaras aulas e a proposta motivadora. Dessa forma, pretendemos com esta monografia oferecer ao professor um recurso motivador que possa proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental II uma formação educacional de qualidade centrada na autonomia do aluno.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_dssilva.pdf499,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.