Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62577
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo |
Autor(es): | Betti, Mauro Knijnik, Jorge Venâncio, Luciana Sanches Neto, Luiz Daolio, Jocimar |
Palavras-chave: | Movimento Humano;Fenomenologia;Antropologia Social;Currículo |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Movimento (UFRGS. Impresso) |
Citação: | BETTI, Mauro et al. Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1631-1653, 2014 |
Resumo: | Este artigo analisa os fundamentos filosóficos e antropológicos subjacentes à Teoria do Se-Movimentar com base na filosofia fenomenológica de Merleau-Ponty e na antropologia social de Mauss e Geertz. Considera também implicações para os currículos de Educação Física do ensino fundamental e médio que tenham por mote a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos, tomando como exemplo o Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Conclui que o currículo precisa imbricarse com a vida social dos alunos e levar em conta desafios e temas da sociedade contemporânea. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62577 |
Aparece nas coleções: | IEFES - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_mbetti.pdf | 463,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.