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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo
Autor(es): Betti, Mauro
Knijnik, Jorge
Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
Daolio, Jocimar
Palavras-chave: Movimento Humano;Fenomenologia;Antropologia Social;Currículo
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Movimento (UFRGS. Impresso)
Citação: BETTI, Mauro et al. Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1631-1653, 2014
Resumo: Este artigo analisa os fundamentos filosóficos e antropológicos subjacentes à Teoria do Se-Movimentar com base na filosofia fenomenológica de Merleau-Ponty e na antropologia social de Mauss e Geertz. Considera também implicações para os currículos de Educação Física do ensino fundamental e médio que tenham por mote a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos, tomando como exemplo o Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Conclui que o currículo precisa imbricarse com a vida social dos alunos e levar em conta desafios e temas da sociedade contemporânea.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62577
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