Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62577
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo
Autor : Betti, Mauro
Knijnik, Jorge
Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
Daolio, Jocimar
Palabras clave : Movimento Humano;Fenomenologia;Antropologia Social;Currículo
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Movimento (UFRGS. Impresso)
Citación : BETTI, Mauro et al. Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1631-1653, 2014
Resumen en portugués brasileño: Este artigo analisa os fundamentos filosóficos e antropológicos subjacentes à Teoria do Se-Movimentar com base na filosofia fenomenológica de Merleau-Ponty e na antropologia social de Mauss e Geertz. Considera também implicações para os currículos de Educação Física do ensino fundamental e médio que tenham por mote a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos, tomando como exemplo o Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Conclui que o currículo precisa imbricarse com a vida social dos alunos e levar em conta desafios e temas da sociedade contemporânea.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62577
Aparece en las colecciones: IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_art_mbetti.pdf463,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.