Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62577
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo |
Autor : | Betti, Mauro Knijnik, Jorge Venâncio, Luciana Sanches Neto, Luiz Daolio, Jocimar |
Palabras clave : | Movimento Humano;Fenomenologia;Antropologia Social;Currículo |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Movimento (UFRGS. Impresso) |
Citación : | BETTI, Mauro et al. Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1631-1653, 2014 |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo analisa os fundamentos filosóficos e antropológicos subjacentes à Teoria do Se-Movimentar com base na filosofia fenomenológica de Merleau-Ponty e na antropologia social de Mauss e Geertz. Considera também implicações para os currículos de Educação Física do ensino fundamental e médio que tenham por mote a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos, tomando como exemplo o Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Conclui que o currículo precisa imbricarse com a vida social dos alunos e levar em conta desafios e temas da sociedade contemporânea. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62577 |
Aparece en las colecciones: | IEFES - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_mbetti.pdf | 463,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.