Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62577
Type: Artigo de Periódico
Title: Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo
Authors: Betti, Mauro
Knijnik, Jorge
Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
Daolio, Jocimar
Keywords: Movimento Humano;Fenomenologia;Antropologia Social;Currículo
Issue Date: 2014
Publisher: Movimento (UFRGS. Impresso)
Citation: BETTI, Mauro et al. Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1631-1653, 2014
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo analisa os fundamentos filosóficos e antropológicos subjacentes à Teoria do Se-Movimentar com base na filosofia fenomenológica de Merleau-Ponty e na antropologia social de Mauss e Geertz. Considera também implicações para os currículos de Educação Física do ensino fundamental e médio que tenham por mote a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos, tomando como exemplo o Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Conclui que o currículo precisa imbricarse com a vida social dos alunos e levar em conta desafios e temas da sociedade contemporânea.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62577
Appears in Collections:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_mbetti.pdf463,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.