Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61017
Tipo: | TCC |
Título : | O desenho que nós criamos: um olhar sobre a Disciplina de Arte e Educação do Curso de Pedagogia da UFC |
Autor : | Rabelo, Daniela da Silva |
Tutor: | Goldberg, Luciane Germano |
Palabras clave : | Disciplina de Arte e Educação;Desenho Infantil;Arte na formação de pedagogos;Arte na Pedagogia |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | Rabelo, Daniela da Silva. O desenho que nós criamos : um ollhar sobre a Disciplina de Arte e Educação do Curso de Pedagogia da UFC. Orientadora: Luciane Germano Goldberg. 2020. 73 f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | A presente monografia se trata de uma pesquisa que tem por objetivo geral reconhecer o papel da disciplina de Arte e Educação, considerando sua abordagem sobre desenho infantil na formação de professores e professoras no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Para alcançar esse objetivo foi necessário identificar o lugar da disciplina de Arte e Educação no currículo do curso, justificar a importância da disciplina a partir da análise de documentos pertinentes à formação de pedagogos e pedagogas, bem como a educação artística no âmbito escolar e investigar o olhar discente sobre a disciplina e o estudo do desenho infantil a partir da reconstrução de minhas próprias experiências, bem como as experiências de outros(as) estudantes. Esta é uma pesquisa qualitativa que se utilizou de um referencial teórico baseado, principalmente em autores como Edith Dedyk (1989), Maria Heloísa C. de T. Ferraz e Maria F. de Rezende e Fusari (2009), Viktor Lowenfeld e W. Lambert Brittain (1977), Ana Angélica Albano Moreira (2009) e Luciane Goldberg(1999), além de pesquisas realizadas sobre a disciplina de Arte e Educação e uma mapeamento de dados adquiridos por meio de análises documentais e entrevistas semi-estruturadas realizadas com três estudantes do curso de Pedagogia da UFC que já cursaram a disciplina de Arte e Educação com a professora Dra. Luciane Goldberg. Assim, por meio desse trabalho, concluiu-se que o papel da disciplina é importante e indispensável para a formação de professores e professoras que saem da Faculdade de Educação da UFC, entretanto, sua carga horária é insuficiente para a abordagem de todos os conteúdos necessários e não condiz com a relevância da Arte na educação. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61017 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_dsrabelo.pdf | 847,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.