Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61017
Type: | TCC |
Title: | O desenho que nós criamos: um olhar sobre a Disciplina de Arte e Educação do Curso de Pedagogia da UFC |
Authors: | Rabelo, Daniela da Silva |
Advisor: | Goldberg, Luciane Germano |
Keywords: | Disciplina de Arte e Educação;Desenho Infantil;Arte na formação de pedagogos;Arte na Pedagogia |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | Rabelo, Daniela da Silva. O desenho que nós criamos : um ollhar sobre a Disciplina de Arte e Educação do Curso de Pedagogia da UFC. Orientadora: Luciane Germano Goldberg. 2020. 73 f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A presente monografia se trata de uma pesquisa que tem por objetivo geral reconhecer o papel da disciplina de Arte e Educação, considerando sua abordagem sobre desenho infantil na formação de professores e professoras no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Para alcançar esse objetivo foi necessário identificar o lugar da disciplina de Arte e Educação no currículo do curso, justificar a importância da disciplina a partir da análise de documentos pertinentes à formação de pedagogos e pedagogas, bem como a educação artística no âmbito escolar e investigar o olhar discente sobre a disciplina e o estudo do desenho infantil a partir da reconstrução de minhas próprias experiências, bem como as experiências de outros(as) estudantes. Esta é uma pesquisa qualitativa que se utilizou de um referencial teórico baseado, principalmente em autores como Edith Dedyk (1989), Maria Heloísa C. de T. Ferraz e Maria F. de Rezende e Fusari (2009), Viktor Lowenfeld e W. Lambert Brittain (1977), Ana Angélica Albano Moreira (2009) e Luciane Goldberg(1999), além de pesquisas realizadas sobre a disciplina de Arte e Educação e uma mapeamento de dados adquiridos por meio de análises documentais e entrevistas semi-estruturadas realizadas com três estudantes do curso de Pedagogia da UFC que já cursaram a disciplina de Arte e Educação com a professora Dra. Luciane Goldberg. Assim, por meio desse trabalho, concluiu-se que o papel da disciplina é importante e indispensável para a formação de professores e professoras que saem da Faculdade de Educação da UFC, entretanto, sua carga horária é insuficiente para a abordagem de todos os conteúdos necessários e não condiz com a relevância da Arte na educação. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61017 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_dsrabelo.pdf | 847,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.