Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61017
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Goldberg, Luciane Germano | - |
dc.contributor.author | Rabelo, Daniela da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T18:31:41Z | - |
dc.date.available | 2021-10-07T18:31:41Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Rabelo, Daniela da Silva. O desenho que nós criamos : um ollhar sobre a Disciplina de Arte e Educação do Curso de Pedagogia da UFC. Orientadora: Luciane Germano Goldberg. 2020. 73 f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61017 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Disciplina de Arte e Educação | pt_BR |
dc.subject | Desenho Infantil | pt_BR |
dc.subject | Arte na formação de pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Arte na Pedagogia | pt_BR |
dc.title | O desenho que nós criamos: um olhar sobre a Disciplina de Arte e Educação do Curso de Pedagogia da UFC | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente monografia se trata de uma pesquisa que tem por objetivo geral reconhecer o papel da disciplina de Arte e Educação, considerando sua abordagem sobre desenho infantil na formação de professores e professoras no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Para alcançar esse objetivo foi necessário identificar o lugar da disciplina de Arte e Educação no currículo do curso, justificar a importância da disciplina a partir da análise de documentos pertinentes à formação de pedagogos e pedagogas, bem como a educação artística no âmbito escolar e investigar o olhar discente sobre a disciplina e o estudo do desenho infantil a partir da reconstrução de minhas próprias experiências, bem como as experiências de outros(as) estudantes. Esta é uma pesquisa qualitativa que se utilizou de um referencial teórico baseado, principalmente em autores como Edith Dedyk (1989), Maria Heloísa C. de T. Ferraz e Maria F. de Rezende e Fusari (2009), Viktor Lowenfeld e W. Lambert Brittain (1977), Ana Angélica Albano Moreira (2009) e Luciane Goldberg(1999), além de pesquisas realizadas sobre a disciplina de Arte e Educação e uma mapeamento de dados adquiridos por meio de análises documentais e entrevistas semi-estruturadas realizadas com três estudantes do curso de Pedagogia da UFC que já cursaram a disciplina de Arte e Educação com a professora Dra. Luciane Goldberg. Assim, por meio desse trabalho, concluiu-se que o papel da disciplina é importante e indispensável para a formação de professores e professoras que saem da Faculdade de Educação da UFC, entretanto, sua carga horária é insuficiente para a abordagem de todos os conteúdos necessários e não condiz com a relevância da Arte na educação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_dsrabelo.pdf | 847,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.