Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59366
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Apresentação: memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica
Título(s) alternativo(s): Presentación: memoria y prácticas educativas en la Educación Profesional y Tecnológica
Título em inglês: Presentation: memory and educational practices in Professional and Technological Education
Autor(es): Souza, Francisco das Chagas Silva
Brancher, Vantoir Roberto
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica;Práticas educativas;Saúde pública
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: SOUZA, Francisco das Chagas Silva; BRANCHER, Vantoir Roberto. Apresentação: memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 8-9, jul./dez. 2020.
Resumo: A temática da Educação Profissional e Tecnológica, felizmente, tem ocupado posição que antes não encontrava nos debates acadêmicos no Brasil. Tal importância reside sobretudo no fato de essa modalidade de ensino ter ganho, no atual século, uma projeção que nunca teve na sua história. Partimos de 19 Escolas de Aprendizes Artífices, em 1909, para mais de 659, em 2018, segundo dados do Ministério da Educação. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada pela Lei nº 11.892/2008, também conhecida por Rede Federal, constituiu-se em um marco na ampliação, interiorização e diversificação da educação profissional e tecnológica no país. Está composta por: I - Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Institutos Federais); II - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; III - Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) e de Minas Gerais (Cefet-MG); IV - Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais; e V - Colégio Pedro II. Tal cenário justifica a necessidade do dossiê Memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica ao proporcionar espaços de diálogos acerca de temas relevantes como currículo, processos formativos, experiências na Educação Profissional e Tecnológica, história e memória, dentre outro. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59366
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_fcssouzavrbranches.pdf86,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.