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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Francisco das Chagas Silva-
dc.contributor.authorBrancher, Vantoir Roberto-
dc.date.accessioned2021-07-06T20:52:33Z-
dc.date.available2021-07-06T20:52:33Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUZA, Francisco das Chagas Silva; BRANCHER, Vantoir Roberto. Apresentação: memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 8-9, jul./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59366-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.titleApresentação: memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.title.alternativePresentación: memoria y prácticas educativas en la Educación Profesional y Tecnológicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA temática da Educação Profissional e Tecnológica, felizmente, tem ocupado posição que antes não encontrava nos debates acadêmicos no Brasil. Tal importância reside sobretudo no fato de essa modalidade de ensino ter ganho, no atual século, uma projeção que nunca teve na sua história. Partimos de 19 Escolas de Aprendizes Artífices, em 1909, para mais de 659, em 2018, segundo dados do Ministério da Educação. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada pela Lei nº 11.892/2008, também conhecida por Rede Federal, constituiu-se em um marco na ampliação, interiorização e diversificação da educação profissional e tecnológica no país. Está composta por: I - Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Institutos Federais); II - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; III - Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) e de Minas Gerais (Cefet-MG); IV - Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais; e V - Colégio Pedro II. Tal cenário justifica a necessidade do dossiê Memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica ao proporcionar espaços de diálogos acerca de temas relevantes como currículo, processos formativos, experiências na Educação Profissional e Tecnológica, história e memória, dentre outro. [...]pt_BR
dc.title.enPresentation: memory and educational practices in Professional and Technological Educationpt_BR
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