Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59366
Type: Artigo de Periódico
Title: Apresentação: memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica
Other Titles: Presentación: memoria y prácticas educativas en la Educación Profesional y Tecnológica
Title in English: Presentation: memory and educational practices in Professional and Technological Education
Authors: Souza, Francisco das Chagas Silva
Brancher, Vantoir Roberto
Keywords: Educação Profissional e Tecnológica;Práticas educativas;Saúde pública
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Labor
Citation: SOUZA, Francisco das Chagas Silva; BRANCHER, Vantoir Roberto. Apresentação: memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 8-9, jul./dez. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: A temática da Educação Profissional e Tecnológica, felizmente, tem ocupado posição que antes não encontrava nos debates acadêmicos no Brasil. Tal importância reside sobretudo no fato de essa modalidade de ensino ter ganho, no atual século, uma projeção que nunca teve na sua história. Partimos de 19 Escolas de Aprendizes Artífices, em 1909, para mais de 659, em 2018, segundo dados do Ministério da Educação. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada pela Lei nº 11.892/2008, também conhecida por Rede Federal, constituiu-se em um marco na ampliação, interiorização e diversificação da educação profissional e tecnológica no país. Está composta por: I - Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Institutos Federais); II - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; III - Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) e de Minas Gerais (Cefet-MG); IV - Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais; e V - Colégio Pedro II. Tal cenário justifica a necessidade do dossiê Memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica ao proporcionar espaços de diálogos acerca de temas relevantes como currículo, processos formativos, experiências na Educação Profissional e Tecnológica, história e memória, dentre outro. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59366
ISSN: 1983-5000
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_fcssouzavrbranches.pdf86,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.