Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59366
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Apresentação: memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica
Otros títulos : Presentación: memoria y prácticas educativas en la Educación Profesional y Tecnológica
Título en inglés: Presentation: memory and educational practices in Professional and Technological Education
Autor : Souza, Francisco das Chagas Silva
Brancher, Vantoir Roberto
Palabras clave : Educação Profissional e Tecnológica;Práticas educativas;Saúde pública
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Revista Labor
Citación : SOUZA, Francisco das Chagas Silva; BRANCHER, Vantoir Roberto. Apresentação: memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 8-9, jul./dez. 2020.
Resumen en portugués brasileño: A temática da Educação Profissional e Tecnológica, felizmente, tem ocupado posição que antes não encontrava nos debates acadêmicos no Brasil. Tal importância reside sobretudo no fato de essa modalidade de ensino ter ganho, no atual século, uma projeção que nunca teve na sua história. Partimos de 19 Escolas de Aprendizes Artífices, em 1909, para mais de 659, em 2018, segundo dados do Ministério da Educação. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada pela Lei nº 11.892/2008, também conhecida por Rede Federal, constituiu-se em um marco na ampliação, interiorização e diversificação da educação profissional e tecnológica no país. Está composta por: I - Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Institutos Federais); II - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; III - Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) e de Minas Gerais (Cefet-MG); IV - Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais; e V - Colégio Pedro II. Tal cenário justifica a necessidade do dossiê Memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica ao proporcionar espaços de diálogos acerca de temas relevantes como currículo, processos formativos, experiências na Educação Profissional e Tecnológica, história e memória, dentre outro. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59366
ISSN : 1983-5000
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_art_fcssouzavrbranches.pdf86,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.