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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58155
Tipo: | Dissertação |
Título : | Ensino de Filosofia e o combate à pós-verdade: pensamento reflexivo e emancipação |
Título en inglés: | Philosophy teaching and the fight against post-truth: reflective thinking and emancipation |
Autor : | Vasconcelos, José Eltondion de |
Tutor: | Oliveira, Renato Almeida de |
Palabras clave : | Pós-verdade;Ensino de Filosofia;Emancipação;Post-truth;Philosophy teaching;Emancipation |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | VASCONCELOS, José Eltondion de. Ensino de Filosofia e o combate à pós-verdade: pensamento reflexivo e emancipação. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | A pesquisa teve como objetivo geral entender como o ensino de filosofia nas escolas pode auxiliar no combate aos discursos da pós-verdade. Como objetivos específicos buscou-se caracterizar o discurso da pós-verdade como um delírio coletivo e como uma forma de dominação ideológica; identificar as implicações da pós-verdade da educação a partir da análise das fontes bibliográficas elegidas e explicitar o caráter crítico e reflexivo da filosofia na formação dos alunos. Em termos metodológicos, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com análise documental. Para levar a cabo a investigação, procedeu-se a uma revisão da literatura pela qual se optou. Entendemos que o ensino de filosofia no ensino médio pode dar uma grande contribuição para combater, senão minimizar, o avanço da pós-verdade. E isso já é feito pela própria existência da disciplina no currículo do ensino médio, bem como realizar a emancipação humana e social. |
Abstract: | The general objective of the research was to understand how the teaching of philosophy in schools can help in combating the discourses of post-truth, and as specific objectives we sought to characterize the discourse of post-truth as a collective delusion and as a form of ideological domination ; to identify the implications of the post-truth of education from the analysis of the chosen bibliographic sources; explain the critical and reflective character of philosophy in the training of students. In methodological terms, a qualitative research was carried out, with documentary analysis. In order to carry out the investigation, a literature review was carried out, which was chosen. We understand that the teaching of philosophy in high school has a great contribution to combat, if not minimize, the advancement of the post-truth, and this is already done by the very existence of the discipline in the high school curriculum, as well as achieving human and social emancipation. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58155 |
Aparece en las colecciones: | PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC |
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