Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58155
Type: Dissertação
Title: Ensino de Filosofia e o combate à pós-verdade: pensamento reflexivo e emancipação
Title in English: Philosophy teaching and the fight against post-truth: reflective thinking and emancipation
Authors: Vasconcelos, José Eltondion de
Advisor: Oliveira, Renato Almeida de
Keywords: Pós-verdade;Ensino de Filosofia;Emancipação;Post-truth;Philosophy teaching;Emancipation
Issue Date: 2020
Citation: VASCONCELOS, José Eltondion de. Ensino de Filosofia e o combate à pós-verdade: pensamento reflexivo e emancipação. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: A pesquisa teve como objetivo geral entender como o ensino de filosofia nas escolas pode auxiliar no combate aos discursos da pós-verdade. Como objetivos específicos buscou-se caracterizar o discurso da pós-verdade como um delírio coletivo e como uma forma de dominação ideológica; identificar as implicações da pós-verdade da educação a partir da análise das fontes bibliográficas elegidas e explicitar o caráter crítico e reflexivo da filosofia na formação dos alunos. Em termos metodológicos, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com análise documental. Para levar a cabo a investigação, procedeu-se a uma revisão da literatura pela qual se optou. Entendemos que o ensino de filosofia no ensino médio pode dar uma grande contribuição para combater, senão minimizar, o avanço da pós-verdade. E isso já é feito pela própria existência da disciplina no currículo do ensino médio, bem como realizar a emancipação humana e social.
Abstract: The general objective of the research was to understand how the teaching of philosophy in schools can help in combating the discourses of post-truth, and as specific objectives we sought to characterize the discourse of post-truth as a collective delusion and as a form of ideological domination ; to identify the implications of the post-truth of education from the analysis of the chosen bibliographic sources; explain the critical and reflective character of philosophy in the training of students. In methodological terms, a qualitative research was carried out, with documentary analysis. In order to carry out the investigation, a literature review was carried out, which was chosen. We understand that the teaching of philosophy in high school has a great contribution to combat, if not minimize, the advancement of the post-truth, and this is already done by the very existence of the discipline in the high school curriculum, as well as achieving human and social emancipation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58155
Appears in Collections:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_dis_jevasconcelos.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.