Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Renato Almeida de-
dc.contributor.authorVasconcelos, José Eltondion de-
dc.date.accessioned2021-05-04T13:06:22Z-
dc.date.available2021-05-04T13:06:22Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, José Eltondion de. Ensino de Filosofia e o combate à pós-verdade: pensamento reflexivo e emancipação. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58155-
dc.description.abstractThe general objective of the research was to understand how the teaching of philosophy in schools can help in combating the discourses of post-truth, and as specific objectives we sought to characterize the discourse of post-truth as a collective delusion and as a form of ideological domination ; to identify the implications of the post-truth of education from the analysis of the chosen bibliographic sources; explain the critical and reflective character of philosophy in the training of students. In methodological terms, a qualitative research was carried out, with documentary analysis. In order to carry out the investigation, a literature review was carried out, which was chosen. We understand that the teaching of philosophy in high school has a great contribution to combat, if not minimize, the advancement of the post-truth, and this is already done by the very existence of the discipline in the high school curriculum, as well as achieving human and social emancipation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPós-verdadept_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectPost-truthpt_BR
dc.subjectPhilosophy teachingpt_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.titleEnsino de Filosofia e o combate à pós-verdade: pensamento reflexivo e emancipaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa teve como objetivo geral entender como o ensino de filosofia nas escolas pode auxiliar no combate aos discursos da pós-verdade. Como objetivos específicos buscou-se caracterizar o discurso da pós-verdade como um delírio coletivo e como uma forma de dominação ideológica; identificar as implicações da pós-verdade da educação a partir da análise das fontes bibliográficas elegidas e explicitar o caráter crítico e reflexivo da filosofia na formação dos alunos. Em termos metodológicos, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com análise documental. Para levar a cabo a investigação, procedeu-se a uma revisão da literatura pela qual se optou. Entendemos que o ensino de filosofia no ensino médio pode dar uma grande contribuição para combater, senão minimizar, o avanço da pós-verdade. E isso já é feito pela própria existência da disciplina no currículo do ensino médio, bem como realizar a emancipação humana e social.pt_BR
dc.title.enPhilosophy teaching and the fight against post-truth: reflective thinking and emancipationpt_BR
Aparece nas coleções:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_jevasconcelos.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.