Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58155
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino de Filosofia e o combate à pós-verdade: pensamento reflexivo e emancipação |
Título em inglês: | Philosophy teaching and the fight against post-truth: reflective thinking and emancipation |
Autor(es): | Vasconcelos, José Eltondion de |
Orientador: | Oliveira, Renato Almeida de |
Palavras-chave: | Pós-verdade;Ensino de Filosofia;Emancipação;Post-truth;Philosophy teaching;Emancipation |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | VASCONCELOS, José Eltondion de. Ensino de Filosofia e o combate à pós-verdade: pensamento reflexivo e emancipação. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo geral entender como o ensino de filosofia nas escolas pode auxiliar no combate aos discursos da pós-verdade. Como objetivos específicos buscou-se caracterizar o discurso da pós-verdade como um delírio coletivo e como uma forma de dominação ideológica; identificar as implicações da pós-verdade da educação a partir da análise das fontes bibliográficas elegidas e explicitar o caráter crítico e reflexivo da filosofia na formação dos alunos. Em termos metodológicos, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com análise documental. Para levar a cabo a investigação, procedeu-se a uma revisão da literatura pela qual se optou. Entendemos que o ensino de filosofia no ensino médio pode dar uma grande contribuição para combater, senão minimizar, o avanço da pós-verdade. E isso já é feito pela própria existência da disciplina no currículo do ensino médio, bem como realizar a emancipação humana e social. |
Abstract: | The general objective of the research was to understand how the teaching of philosophy in schools can help in combating the discourses of post-truth, and as specific objectives we sought to characterize the discourse of post-truth as a collective delusion and as a form of ideological domination ; to identify the implications of the post-truth of education from the analysis of the chosen bibliographic sources; explain the critical and reflective character of philosophy in the training of students. In methodological terms, a qualitative research was carried out, with documentary analysis. In order to carry out the investigation, a literature review was carried out, which was chosen. We understand that the teaching of philosophy in high school has a great contribution to combat, if not minimize, the advancement of the post-truth, and this is already done by the very existence of the discipline in the high school curriculum, as well as achieving human and social emancipation. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58155 |
Aparece nas coleções: | PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_jevasconcelos.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.