Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57593
Type: Dissertação
Title: Aprendizagem significativa de conceitos de física integrado a participação na mostra brasileira de foguetes
Authors: Angelo, Luan Cícero da Silva
Advisor: Dias, Nildo Loiola
Keywords: Foguetes;MOBFOG;Astronomia;Ensino de Física;Astronáutica;MOBFOG;Rockets;Astronomy;Physics teaching;Astronautics
Issue Date: 2021
Citation: ANGELO. L. C. S. Aprendizagem significativa de conceitos de física integrado a participação na mostra brasileira de foguetes. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho é resultado da experiência que tivemos em nossa participação na Mostra Brasileira de Lançamento de Foguetes (MOBFOG) e da Jornada Cearense de Foguetes (JCF), utilizando como estratégia de ensino de conteúdos como mecânica, oficinas de construção de foguetes de garrafa PET e bases de lançamentos. O trabalho foi realizado com alunos do Ensino Fundamental II e Médio buscando aproximá-los das competências e habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o eixo de Terra e Universo. Foram discutidos e abordados os conteúdos relacionados as Leis de Newton, centro de massa, centro de pressão, estados físicos da matéria e suas propriedades. Para coletar dados que nos ajudassem a saber se a estratégia resultou em aprendizado fizemos uso de atividades do tipo qualitativas por meio de formulários, questionários, entrevistas e apontamentos. A execução dos roteiros das sequências didáticas possibilitou um aprendizado por meio de atividades investigativas que favoreceram interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos.
Abstract: This work is the result of the experience we had in participating in the Brazilian Rocket Launch Exhibition (MOBFOG) and the Jornada Cearense de Rocket (JCF), using as a teaching strategy for some content, workshops for building PET bottle rockets and bases launches. The work was carried out with elementary and high school students seeking to bring them closer to the competences and skills established by the National Common Curricular Base (BNCC) for the Earth and Universe axis. The contents related to Newton's Laws, center of mass, center of pressure, physical states of matter and their properties were discussed and addressed. In order to collect data that would help us to know if the strategy resulted in learning, we used qualitative activities through forms, questionnaires, interviews and other notes. The execution of the scripts of the didactic sequences allowed a differentiated learning through investigative activities that favored the interdisciplinarity and the contextualization of the contents.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57593
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_dis_lcsangelo.pdf3,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.