Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56973
Tipo: | Resumo |
Título : | Conceitos químicos aplicados de forma lúdica e educativa (Seara da Ciência - RN.2012.PG.0123) |
Autor : | Sousa, Ioneide Costa Abreu, Jessica Miranda |
Palabras clave : | Química;Aprendizagem ativa;Jogos educativos |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SOUSA, Ioneide Costa; ABREU, Jessica Miranda. Conceitos químicos aplicados de forma lúdica e educativa (Seara da Ciência - RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | A aprendizagem é a capacidade natural de reter conhecimentos e está diretamente relacionada à prática daquilo que foi transmitido. Estudos mostram que aqueles que têm o hábito de praticar retêm até 75% do que lhes fora ensinado, enquanto que aqueles que só ouvem, apenas 5%. Neste trabalho, propõe-se então a utilização de jogos educativos na prática do ensino de química, tendo como objetivos promover a aprendizagem, enriquecer a relação entre os alunos, instigar o espírito científico, desenvolver novas habilidades e integrar teoria, prática e cotidiano, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos. Durante o Curso Básico de Química da Seara da Ciência, o qual tem como corpo discente aproximadamente vinte e cinco alunos do ensino médio, serão abordados conceitos essenciais para a realização de três jogos educativos: o primeiro é um jogo da memória que ajudará os alunos a conhecer vidrarias e personalidades da química; o segundo é um jogo de tabuleiro que necessitará de conhecimentos básicos sobre substâncias presentes no dia a dia, fenômenos químicos, características de elementos da tabela periódica e equipamentos utilizados em laboratório para que a equipe chegue ao final do jogo e seja vitoriosa; já o terceiro baseia-se na discussão de conceitos químicos empregados numa situação hipotética do cotidiano, em que os alunos, de acordo com suas experiências, conhecimentos e capacidade de argumentação, deverão chegar em um veredito. Um dos principais méritos desta proposta reside no aspecto de chamar a atenção dos alunos para as aulas, com consequências muito favoráveis no aspecto disciplinar e principalmente ajudando os alunos a compreenderem melhor alguns conceitos de química. O lúdico encontra-se bastante presente no âmbito social e cultural, mas, no que concerne às ciências em geral, é uma ferramenta que precisa ser melhor experimentada e estudada pelos docentes. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56973 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_icsousa.pdf | 74,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.