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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Ioneide Costa-
dc.contributor.authorAbreu, Jessica Miranda-
dc.date.accessioned2021-03-04T19:02:31Z-
dc.date.available2021-03-04T19:02:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUSA, Ioneide Costa; ABREU, Jessica Miranda. Conceitos químicos aplicados de forma lúdica e educativa (Seara da Ciência - RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56973-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleConceitos químicos aplicados de forma lúdica e educativa (Seara da Ciência - RN.2012.PG.0123)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA aprendizagem é a capacidade natural de reter conhecimentos e está diretamente relacionada à prática daquilo que foi transmitido. Estudos mostram que aqueles que têm o hábito de praticar retêm até 75% do que lhes fora ensinado, enquanto que aqueles que só ouvem, apenas 5%. Neste trabalho, propõe-se então a utilização de jogos educativos na prática do ensino de química, tendo como objetivos promover a aprendizagem, enriquecer a relação entre os alunos, instigar o espírito científico, desenvolver novas habilidades e integrar teoria, prática e cotidiano, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos. Durante o Curso Básico de Química da Seara da Ciência, o qual tem como corpo discente aproximadamente vinte e cinco alunos do ensino médio, serão abordados conceitos essenciais para a realização de três jogos educativos: o primeiro é um jogo da memória que ajudará os alunos a conhecer vidrarias e personalidades da química; o segundo é um jogo de tabuleiro que necessitará de conhecimentos básicos sobre substâncias presentes no dia a dia, fenômenos químicos, características de elementos da tabela periódica e equipamentos utilizados em laboratório para que a equipe chegue ao final do jogo e seja vitoriosa; já o terceiro baseia-se na discussão de conceitos químicos empregados numa situação hipotética do cotidiano, em que os alunos, de acordo com suas experiências, conhecimentos e capacidade de argumentação, deverão chegar em um veredito. Um dos principais méritos desta proposta reside no aspecto de chamar a atenção dos alunos para as aulas, com consequências muito favoráveis no aspecto disciplinar e principalmente ajudando os alunos a compreenderem melhor alguns conceitos de química. O lúdico encontra-se bastante presente no âmbito social e cultural, mas, no que concerne às ciências em geral, é uma ferramenta que precisa ser melhor experimentada e estudada pelos docentes.pt_BR
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