Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56973
Type: | Resumo |
Title: | Conceitos químicos aplicados de forma lúdica e educativa (Seara da Ciência - RN.2012.PG.0123) |
Authors: | Sousa, Ioneide Costa Abreu, Jessica Miranda |
Keywords: | Química;Aprendizagem ativa;Jogos educativos |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | SOUSA, Ioneide Costa; ABREU, Jessica Miranda. Conceitos químicos aplicados de forma lúdica e educativa (Seara da Ciência - RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A aprendizagem é a capacidade natural de reter conhecimentos e está diretamente relacionada à prática daquilo que foi transmitido. Estudos mostram que aqueles que têm o hábito de praticar retêm até 75% do que lhes fora ensinado, enquanto que aqueles que só ouvem, apenas 5%. Neste trabalho, propõe-se então a utilização de jogos educativos na prática do ensino de química, tendo como objetivos promover a aprendizagem, enriquecer a relação entre os alunos, instigar o espírito científico, desenvolver novas habilidades e integrar teoria, prática e cotidiano, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos. Durante o Curso Básico de Química da Seara da Ciência, o qual tem como corpo discente aproximadamente vinte e cinco alunos do ensino médio, serão abordados conceitos essenciais para a realização de três jogos educativos: o primeiro é um jogo da memória que ajudará os alunos a conhecer vidrarias e personalidades da química; o segundo é um jogo de tabuleiro que necessitará de conhecimentos básicos sobre substâncias presentes no dia a dia, fenômenos químicos, características de elementos da tabela periódica e equipamentos utilizados em laboratório para que a equipe chegue ao final do jogo e seja vitoriosa; já o terceiro baseia-se na discussão de conceitos químicos empregados numa situação hipotética do cotidiano, em que os alunos, de acordo com suas experiências, conhecimentos e capacidade de argumentação, deverão chegar em um veredito. Um dos principais méritos desta proposta reside no aspecto de chamar a atenção dos alunos para as aulas, com consequências muito favoráveis no aspecto disciplinar e principalmente ajudando os alunos a compreenderem melhor alguns conceitos de química. O lúdico encontra-se bastante presente no âmbito social e cultural, mas, no que concerne às ciências em geral, é uma ferramenta que precisa ser melhor experimentada e estudada pelos docentes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56973 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_icsousa.pdf | 74,85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.