Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53085
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Teatro científico: uma ferramenta interdisciplinar que encanta e estimula o ensino de química
Autor : Lima, Nayane Maria de Amorim
Almeida, Mayara Oliveira de
Bezerra, Thayllan Teixeira
Mazzetto, Selma Elaine
Palabras clave : Teatro científico,;Ensino informal-Lúdico;Ensino de química
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Realize Eventos
Citación : LIMA, Nayane Maria de Amorim; ALMEIDA, Mayara Oliveira de; BEZERRA, Thayllan Teixeira; MAZZETTO, Selma Elaine. Teatro científico: uma ferramenta interdisciplinar que encanta e estimula o ensino de química. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Pesquisas na área do Ensino de Química vêm se expandindo além dos muros das escolas dando início ao ensino informal, onde a preocupação é divulgar a Ciência, encantar e atrair os jovens para o conhecimento científico. Dentre as metodologias empregadas encontra-se o teatro científico, unindo aspectos lúdicos das artes cênicas com conceitos científicos. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo criar, montar e encenar uma peça abordando conceitos da Química - Com a Química no Cotidiano - CQC, vislumbrando compreender a opinião de vários segmentos da comunidade acadêmica a respeito da sua influência no Ensino de Química. Os ensaios e apresentações aconteceram no Museu de Ciências da Universidade Federal do Ceará - Seara da Ciência. Um questionário contendo questões abertas e fechadas com escala Likert foi validado e entregue ao público-alvo (alunos e professores de Ciências da Educação Básica e graduandos do curso de Licenciatura em Química da UFC) após a apresentação, seguido de conversa informal. Os resultados mostraram que os alunos da Educação Básica associaram vários conteúdos da Química contidos na peça com o cotidiano; os graduandos afirmaram que a peça contribuiu para a contextualização da Química e poderia ser um recurso no futuro exercício da docência. Os professores destacaram que ela deveria ser apresentada nas escolas e fazer parte de oficinas de formação continuada de professores. Em uma análise global, a peça teve uma aceitação bastante positiva, mostrando que essa perspectiva lúdica pode encantar e contribuir para a formação de alunos, professores e futuros professores da Educação Básica.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53085
ISBN : 978-65-86901-07-8
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_capliv_nmalima.pdf79,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.