Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53085
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Nayane Maria de Amorim | - |
dc.contributor.author | Almeida, Mayara Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Thayllan Teixeira | - |
dc.contributor.author | Mazzetto, Selma Elaine | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-23T11:49:29Z | - |
dc.date.available | 2020-07-23T11:49:29Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Nayane Maria de Amorim; ALMEIDA, Mayara Oliveira de; BEZERRA, Thayllan Teixeira; MAZZETTO, Selma Elaine. Teatro científico: uma ferramenta interdisciplinar que encanta e estimula o ensino de química. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53085 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize Eventos | pt_BR |
dc.subject | Teatro científico, | pt_BR |
dc.subject | Ensino informal-Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Teatro científico: uma ferramenta interdisciplinar que encanta e estimula o ensino de química | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Pesquisas na área do Ensino de Química vêm se expandindo além dos muros das escolas dando início ao ensino informal, onde a preocupação é divulgar a Ciência, encantar e atrair os jovens para o conhecimento científico. Dentre as metodologias empregadas encontra-se o teatro científico, unindo aspectos lúdicos das artes cênicas com conceitos científicos. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo criar, montar e encenar uma peça abordando conceitos da Química - Com a Química no Cotidiano - CQC, vislumbrando compreender a opinião de vários segmentos da comunidade acadêmica a respeito da sua influência no Ensino de Química. Os ensaios e apresentações aconteceram no Museu de Ciências da Universidade Federal do Ceará - Seara da Ciência. Um questionário contendo questões abertas e fechadas com escala Likert foi validado e entregue ao público-alvo (alunos e professores de Ciências da Educação Básica e graduandos do curso de Licenciatura em Química da UFC) após a apresentação, seguido de conversa informal. Os resultados mostraram que os alunos da Educação Básica associaram vários conteúdos da Química contidos na peça com o cotidiano; os graduandos afirmaram que a peça contribuiu para a contextualização da Química e poderia ser um recurso no futuro exercício da docência. Os professores destacaram que ela deveria ser apresentada nas escolas e fazer parte de oficinas de formação continuada de professores. Em uma análise global, a peça teve uma aceitação bastante positiva, mostrando que essa perspectiva lúdica pode encantar e contribuir para a formação de alunos, professores e futuros professores da Educação Básica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_nmalima.pdf | 79,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.