Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Nayane Maria de Amorim-
dc.contributor.authorAlmeida, Mayara Oliveira de-
dc.contributor.authorBezerra, Thayllan Teixeira-
dc.contributor.authorMazzetto, Selma Elaine-
dc.date.accessioned2020-07-23T11:49:29Z-
dc.date.available2020-07-23T11:49:29Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLIMA, Nayane Maria de Amorim; ALMEIDA, Mayara Oliveira de; BEZERRA, Thayllan Teixeira; MAZZETTO, Selma Elaine. Teatro científico: uma ferramenta interdisciplinar que encanta e estimula o ensino de química. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53085-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize Eventospt_BR
dc.subjectTeatro científico,pt_BR
dc.subjectEnsino informal-Lúdicopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleTeatro científico: uma ferramenta interdisciplinar que encanta e estimula o ensino de químicapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrPesquisas na área do Ensino de Química vêm se expandindo além dos muros das escolas dando início ao ensino informal, onde a preocupação é divulgar a Ciência, encantar e atrair os jovens para o conhecimento científico. Dentre as metodologias empregadas encontra-se o teatro científico, unindo aspectos lúdicos das artes cênicas com conceitos científicos. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo criar, montar e encenar uma peça abordando conceitos da Química - Com a Química no Cotidiano - CQC, vislumbrando compreender a opinião de vários segmentos da comunidade acadêmica a respeito da sua influência no Ensino de Química. Os ensaios e apresentações aconteceram no Museu de Ciências da Universidade Federal do Ceará - Seara da Ciência. Um questionário contendo questões abertas e fechadas com escala Likert foi validado e entregue ao público-alvo (alunos e professores de Ciências da Educação Básica e graduandos do curso de Licenciatura em Química da UFC) após a apresentação, seguido de conversa informal. Os resultados mostraram que os alunos da Educação Básica associaram vários conteúdos da Química contidos na peça com o cotidiano; os graduandos afirmaram que a peça contribuiu para a contextualização da Química e poderia ser um recurso no futuro exercício da docência. Os professores destacaram que ela deveria ser apresentada nas escolas e fazer parte de oficinas de formação continuada de professores. Em uma análise global, a peça teve uma aceitação bastante positiva, mostrando que essa perspectiva lúdica pode encantar e contribuir para a formação de alunos, professores e futuros professores da Educação Básica.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_nmalima.pdf79,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.