Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52969
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Desempenho do aluno com transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade e a contribuição do psicopedagogo escolar |
Autor(es): | Sousa, Isabelle Cerqueira Lopes, Gleice Monte Farias Júnior, Lindolfo Ramalho Catrib, Ana Maria Fontenelle. |
Palavras-chave: | Diagnóstico;Hiperatividade;Tratamento |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Realize Eventos |
Citação: | SOUSA, Isabelle Cerqueira; LOPES, Gleice Monte; FARIAS JÚNIOR, Lindolfo Ramalho; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Desempenho do aluno com transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade e a contribuição do psicopedagogo escolar. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem sido muito abordado no campo da Educação, principalmente, no que concerne ao rendimento escolar das crianças caracterizadas com esse transtorno e as questões relativas às intervenções utilizadas neste campo de estudo. Porém, observa-se que ainda existem desconhecimentos e dúvidas em relação ao diagnóstico e encaminhamento dessas crianças. Essa pesquisa teve como referencial teórico principal os estudos de Mattos, Caliman, Estanislau e Bressan, Silva, Portilho, Parolin, Barbosa e Calberg, Rabelo entre outros e a coleta dos dados deu-se por meio de leituras de livros atualizados e pesquisas nas principais bases de dados científicas, tendo sido feita a análise dos conceitos sobre o TDAH, a sua incidência na área educacional, bem como a importância da atuação dos profissionais da educação, com ênfase no psicopedagogo. O objetivo central desta pesquisa foi compreender o TDAH, suas causas, passando pela problemática do diagnóstico, os acompanhamentos terapêuticos e escolares, bem como, apresentar a contribuição da psicopedagogia no campo da educação relativa a esse transtorno. Conclui-se que o psicopedagogo juntamente com uma equipe multidisciplinar pode atuar no que se refere às dúvidas relacionadas ao assunto e o acompanhamento de todos os atores envolvidos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52969 |
ISBN: | 978-65-86901-07-8 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_asbezerra.pdf | 83,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.