Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52969
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Isabelle Cerqueira-
dc.contributor.authorLopes, Gleice Monte-
dc.contributor.authorFarias Júnior, Lindolfo Ramalho-
dc.contributor.authorCatrib, Ana Maria Fontenelle.-
dc.date.accessioned2020-07-17T10:47:20Z-
dc.date.available2020-07-17T10:47:20Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUSA, Isabelle Cerqueira; LOPES, Gleice Monte; FARIAS JÚNIOR, Lindolfo Ramalho; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Desempenho do aluno com transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade e a contribuição do psicopedagogo escolar. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52969-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize Eventospt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectHiperatividadept_BR
dc.subjectTratamentopt_BR
dc.titleDesempenho do aluno com transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade e a contribuição do psicopedagogo escolarpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem sido muito abordado no campo da Educação, principalmente, no que concerne ao rendimento escolar das crianças caracterizadas com esse transtorno e as questões relativas às intervenções utilizadas neste campo de estudo. Porém, observa-se que ainda existem desconhecimentos e dúvidas em relação ao diagnóstico e encaminhamento dessas crianças. Essa pesquisa teve como referencial teórico principal os estudos de Mattos, Caliman, Estanislau e Bressan, Silva, Portilho, Parolin, Barbosa e Calberg, Rabelo entre outros e a coleta dos dados deu-se por meio de leituras de livros atualizados e pesquisas nas principais bases de dados científicas, tendo sido feita a análise dos conceitos sobre o TDAH, a sua incidência na área educacional, bem como a importância da atuação dos profissionais da educação, com ênfase no psicopedagogo. O objetivo central desta pesquisa foi compreender o TDAH, suas causas, passando pela problemática do diagnóstico, os acompanhamentos terapêuticos e escolares, bem como, apresentar a contribuição da psicopedagogia no campo da educação relativa a esse transtorno. Conclui-se que o psicopedagogo juntamente com uma equipe multidisciplinar pode atuar no que se refere às dúvidas relacionadas ao assunto e o acompanhamento de todos os atores envolvidos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_asbezerra.pdf83,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.