Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52969
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Isabelle Cerqueira | - |
dc.contributor.author | Lopes, Gleice Monte | - |
dc.contributor.author | Farias Júnior, Lindolfo Ramalho | - |
dc.contributor.author | Catrib, Ana Maria Fontenelle. | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-17T10:47:20Z | - |
dc.date.available | 2020-07-17T10:47:20Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Isabelle Cerqueira; LOPES, Gleice Monte; FARIAS JÚNIOR, Lindolfo Ramalho; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Desempenho do aluno com transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade e a contribuição do psicopedagogo escolar. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52969 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize Eventos | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Tratamento | pt_BR |
dc.title | Desempenho do aluno com transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade e a contribuição do psicopedagogo escolar | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem sido muito abordado no campo da Educação, principalmente, no que concerne ao rendimento escolar das crianças caracterizadas com esse transtorno e as questões relativas às intervenções utilizadas neste campo de estudo. Porém, observa-se que ainda existem desconhecimentos e dúvidas em relação ao diagnóstico e encaminhamento dessas crianças. Essa pesquisa teve como referencial teórico principal os estudos de Mattos, Caliman, Estanislau e Bressan, Silva, Portilho, Parolin, Barbosa e Calberg, Rabelo entre outros e a coleta dos dados deu-se por meio de leituras de livros atualizados e pesquisas nas principais bases de dados científicas, tendo sido feita a análise dos conceitos sobre o TDAH, a sua incidência na área educacional, bem como a importância da atuação dos profissionais da educação, com ênfase no psicopedagogo. O objetivo central desta pesquisa foi compreender o TDAH, suas causas, passando pela problemática do diagnóstico, os acompanhamentos terapêuticos e escolares, bem como, apresentar a contribuição da psicopedagogia no campo da educação relativa a esse transtorno. Conclui-se que o psicopedagogo juntamente com uma equipe multidisciplinar pode atuar no que se refere às dúvidas relacionadas ao assunto e o acompanhamento de todos os atores envolvidos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_asbezerra.pdf | 83,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.