Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52969
Type: Capítulo de Livro
Title: Desempenho do aluno com transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade e a contribuição do psicopedagogo escolar
Authors: Sousa, Isabelle Cerqueira
Lopes, Gleice Monte
Farias Júnior, Lindolfo Ramalho
Catrib, Ana Maria Fontenelle.
Keywords: Diagnóstico;Hiperatividade;Tratamento
Issue Date: 2020
Publisher: Realize Eventos
Citation: SOUSA, Isabelle Cerqueira; LOPES, Gleice Monte; FARIAS JÚNIOR, Lindolfo Ramalho; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Desempenho do aluno com transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade e a contribuição do psicopedagogo escolar. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem sido muito abordado no campo da Educação, principalmente, no que concerne ao rendimento escolar das crianças caracterizadas com esse transtorno e as questões relativas às intervenções utilizadas neste campo de estudo. Porém, observa-se que ainda existem desconhecimentos e dúvidas em relação ao diagnóstico e encaminhamento dessas crianças. Essa pesquisa teve como referencial teórico principal os estudos de Mattos, Caliman, Estanislau e Bressan, Silva, Portilho, Parolin, Barbosa e Calberg, Rabelo entre outros e a coleta dos dados deu-se por meio de leituras de livros atualizados e pesquisas nas principais bases de dados científicas, tendo sido feita a análise dos conceitos sobre o TDAH, a sua incidência na área educacional, bem como a importância da atuação dos profissionais da educação, com ênfase no psicopedagogo. O objetivo central desta pesquisa foi compreender o TDAH, suas causas, passando pela problemática do diagnóstico, os acompanhamentos terapêuticos e escolares, bem como, apresentar a contribuição da psicopedagogia no campo da educação relativa a esse transtorno. Conclui-se que o psicopedagogo juntamente com uma equipe multidisciplinar pode atuar no que se refere às dúvidas relacionadas ao assunto e o acompanhamento de todos os atores envolvidos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52969
ISBN: 978-65-86901-07-8
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_capliv_asbezerra.pdf83,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.