Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52941
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Trajetórias urbano-industriais e a geografia escolar: pensando o ensino de geografia das indústrias no espaço metropolitano de Fortaleza |
Autor : | Muniz, Alexsandra Maria Vieira Cabral, João Marcos Tavares Sampaio, Patrícia Marques |
Palabras clave : | Ensino de Geografia;Geografia das Indústrias;Espaço Urbano |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | MUNiZ, Alexsandra Maria Vieira; CABRAL, João Marcos Tavares; SAMPAIO, Patrícia Marques. Trajetórias urbano-industriais e a geografia escolar: pensando o ensino de geografia das indústrias no espaço metropolitano de Fortaleza, Ceará. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Os processos de formação e transformação dos espaços urbanos são resultantes de agentes variados e estratégias públicas e privadas destacadas na (re)produção da cidade. A apreensão da dialética dos processos de produção espacial em um ensino de Geografia tradicional tem se constituído no contexto atual em um dos desafios ao professor que se depara com o desinteresse e insatisfação por parte de estudantes. A pesquisa objetivou analisar o Ensino de Geografia das Indústrias por meio de metodologias ativas, notadamente as consequências socioespaciais da atividade industrial no espaço metropolitano de Fortaleza. Tendo como questionamento norteador como a construção de metodologias ativas na geografia escolar permite o entendimento da espacialidade urbana diante da ação do capital industrial, esta pesquisa de abordagem qualiquantitativa do tipo pesquisa-ação realizou-se com levantamentos bibliográficos, coleta e sistematização de dados quantitativos e qualitativos, trabalho de campo, bem como elaboração de mapas temáticos, mapas mentais, jogo didático, gráficos e tabelas. Nesse sentido, mostrou-se extremamente importante no processo de ensino e de aprendizagem em Geografia o fenômeno industrial para o entendimento da espacialidade urbana com uso de metodologias ativas, uma vez que se constatou através dos resultados coletados, a eficácia desta metodologia nas aulas de Geografia, impactando também na valorização dos conteúdos da ciência geográfica. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52941 |
ISSN : | 978-65-86901-07-8 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_amvmuniz.pdf | 138,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.