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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMuniz, Alexsandra Maria Vieira-
dc.contributor.authorCabral, João Marcos Tavares-
dc.contributor.authorSampaio, Patrícia Marques-
dc.date.accessioned2020-07-16T11:16:37Z-
dc.date.available2020-07-16T11:16:37Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMUNiZ, Alexsandra Maria Vieira; CABRAL, João Marcos Tavares; SAMPAIO, Patrícia Marques. Trajetórias urbano-industriais e a geografia escolar: pensando o ensino de geografia das indústrias no espaço metropolitano de Fortaleza, Ceará. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52941-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia das Indústriaspt_BR
dc.subjectEspaço Urbanopt_BR
dc.titleTrajetórias urbano-industriais e a geografia escolar: pensando o ensino de geografia das indústrias no espaço metropolitano de Fortalezapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs processos de formação e transformação dos espaços urbanos são resultantes de agentes variados e estratégias públicas e privadas destacadas na (re)produção da cidade. A apreensão da dialética dos processos de produção espacial em um ensino de Geografia tradicional tem se constituído no contexto atual em um dos desafios ao professor que se depara com o desinteresse e insatisfação por parte de estudantes. A pesquisa objetivou analisar o Ensino de Geografia das Indústrias por meio de metodologias ativas, notadamente as consequências socioespaciais da atividade industrial no espaço metropolitano de Fortaleza. Tendo como questionamento norteador como a construção de metodologias ativas na geografia escolar permite o entendimento da espacialidade urbana diante da ação do capital industrial, esta pesquisa de abordagem qualiquantitativa do tipo pesquisa-ação realizou-se com levantamentos bibliográficos, coleta e sistematização de dados quantitativos e qualitativos, trabalho de campo, bem como elaboração de mapas temáticos, mapas mentais, jogo didático, gráficos e tabelas. Nesse sentido, mostrou-se extremamente importante no processo de ensino e de aprendizagem em Geografia o fenômeno industrial para o entendimento da espacialidade urbana com uso de metodologias ativas, uma vez que se constatou através dos resultados coletados, a eficácia desta metodologia nas aulas de Geografia, impactando também na valorização dos conteúdos da ciência geográfica.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

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