Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52941Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Muniz, Alexsandra Maria Vieira | - |
| dc.contributor.author | Cabral, João Marcos Tavares | - |
| dc.contributor.author | Sampaio, Patrícia Marques | - |
| dc.date.accessioned | 2020-07-16T11:16:37Z | - |
| dc.date.available | 2020-07-16T11:16:37Z | - |
| dc.date.issued | 2020 | - |
| dc.identifier.citation | MUNiZ, Alexsandra Maria Vieira; CABRAL, João Marcos Tavares; SAMPAIO, Patrícia Marques. Trajetórias urbano-industriais e a geografia escolar: pensando o ensino de geografia das indústrias no espaço metropolitano de Fortaleza, Ceará. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 978-65-86901-07-8 | - |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52941 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
| dc.subject | Geografia das Indústrias | pt_BR |
| dc.subject | Espaço Urbano | pt_BR |
| dc.title | Trajetórias urbano-industriais e a geografia escolar: pensando o ensino de geografia das indústrias no espaço metropolitano de Fortaleza | pt_BR |
| dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Os processos de formação e transformação dos espaços urbanos são resultantes de agentes variados e estratégias públicas e privadas destacadas na (re)produção da cidade. A apreensão da dialética dos processos de produção espacial em um ensino de Geografia tradicional tem se constituído no contexto atual em um dos desafios ao professor que se depara com o desinteresse e insatisfação por parte de estudantes. A pesquisa objetivou analisar o Ensino de Geografia das Indústrias por meio de metodologias ativas, notadamente as consequências socioespaciais da atividade industrial no espaço metropolitano de Fortaleza. Tendo como questionamento norteador como a construção de metodologias ativas na geografia escolar permite o entendimento da espacialidade urbana diante da ação do capital industrial, esta pesquisa de abordagem qualiquantitativa do tipo pesquisa-ação realizou-se com levantamentos bibliográficos, coleta e sistematização de dados quantitativos e qualitativos, trabalho de campo, bem como elaboração de mapas temáticos, mapas mentais, jogo didático, gráficos e tabelas. Nesse sentido, mostrou-se extremamente importante no processo de ensino e de aprendizagem em Geografia o fenômeno industrial para o entendimento da espacialidade urbana com uso de metodologias ativas, uma vez que se constatou através dos resultados coletados, a eficácia desta metodologia nas aulas de Geografia, impactando também na valorização dos conteúdos da ciência geográfica. | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2020_capliv_amvmuniz.pdf | 138,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.