Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52927
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Prática e formação docente: vivências no subprojeto PIBID Geografia/UFC |
Authors: | Franco, Gerlaine Cristina Silva Barbosa, Maria Edivani Silva Oliveira, Yara Maria Castro de Souza, Fábio José de |
Keywords: | Geografia;Ensino;Formação Docente |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Realize eventos |
Citation: | FRANCO, Gerlaine Cristina Silva; BARBOSA, Maria Edivani Silva, OLIVEIRA, Yara Maria Castro de; SOUZA, Fábio José de. Prática e formação docente: vivências no subprojeto PIBID Geografia/UFC. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este ensaio evidencia a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação teórico-prática dos licenciandos engajados no subprojeto Geografia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Apontamos exemplos concretos da atuação do Projeto nas escolas onde o Pibid Geografia/UFC está inserido, de forma a identificar habilidades desenvolvidas nos docentes e ainda, avaliar se o projeto tem auxiliado na construção de uma aprendizagem cada vez mais significativa pelos estudantes. Desse modo, foi possível construir conhecimento e fomentar discussões sobre a importância da formação docente dentro do Projeto, das metodologias de ensino e aprendizagem constantemente pensadas para a elaboração de um conhecimento geográfico associado à realidade dos estudantes, e a importância de articulação entre escola e universidade que reforça uma formação continuada e estimula a pesquisa na docência. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52927 |
ISBN: | 978-65-86901-07-8 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_gcsfranco.pdf | 138,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.