Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52927
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Prática e formação docente: vivências no subprojeto PIBID Geografia/UFC
Autor(es): Franco, Gerlaine Cristina Silva
Barbosa, Maria Edivani Silva
Oliveira, Yara Maria Castro de
Souza, Fábio José de
Palavras-chave: Geografia;Ensino;Formação Docente
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Realize eventos
Citação: FRANCO, Gerlaine Cristina Silva; BARBOSA, Maria Edivani Silva, OLIVEIRA, Yara Maria Castro de; SOUZA, Fábio José de. Prática e formação docente: vivências no subprojeto PIBID Geografia/UFC. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumo: Este ensaio evidencia a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação teórico-prática dos licenciandos engajados no subprojeto Geografia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Apontamos exemplos concretos da atuação do Projeto nas escolas onde o Pibid Geografia/UFC está inserido, de forma a identificar habilidades desenvolvidas nos docentes e ainda, avaliar se o projeto tem auxiliado na construção de uma aprendizagem cada vez mais significativa pelos estudantes. Desse modo, foi possível construir conhecimento e fomentar discussões sobre a importância da formação docente dentro do Projeto, das metodologias de ensino e aprendizagem constantemente pensadas para a elaboração de um conhecimento geográfico associado à realidade dos estudantes, e a importância de articulação entre escola e universidade que reforça uma formação continuada e estimula a pesquisa na docência.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52927
ISBN: 978-65-86901-07-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_gcsfranco.pdf138,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.