Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52850
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Orientação profissional em escola pública
Título en inglés: Group professional orientation in a public school
Autor : Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Oliveira, Andréa Barreto Girão de
Palabras clave : Orientação profissional;Métodos e técnicas;Atendimento grupal;Escola profissional
Fecha de publicación : 2006
Editorial : Revista da FAEBA: educação e contemporaneidade
Citación : TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro; OLIVEIRA, Andréa Barreto Girão de. Orientação profissional em escola pública. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 15, n. 26, p. 81-95, jul./dez., 2006
Resumen en portugués brasileño: Trata-se de um estudo de caso referente a um atendimento em orientação profissional (OP) realizado com estudantes de uma escola pública de Fortaleza. Analisa o material discursivo e gráfico produzido nas sessões, com o objetivo de demonstrar como pode ser realizado um atendimento em orientação vocacional na modalidade grupal, com alunos de escola pública. O método, os recursos e técnicas utilizados e as principais temáticas discutidas e trabalhadas com os jovens no processo foram também considerados. Traz ainda considerações sobre a escolha profissional na adolescência e os principais métodos que fundamentam o trabalho em OP. São expostas as principais intervenções empregadas pelas orientadoras no atendimento realizado, assim como possíveis caminhos para futuros orientadores que trabalham com grupos de jovens nessa área.
Abstract: This paper presents a case study concerning professional orientation with pupils of a public school in Fortaleza (Ceará, Brazil). We analyze the discursive and graphic material elaborated by the pupils during the counseling process in order to demonstrate the possibilities of such a work in this situation. Methods, resources and techniques applied as well as the themes treated in the proceeding were also considered for the study. We also debate teenagers’ professional choices and the main methods of professional orientation. Finally, we expose the main interventions made by the counselors and the possible alternatives for future works in this field.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52850
ISSN : 0104-7043
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2006_art_acrtupinambaabcoliveira.pdf74,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.