Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTupinambá, Antonio Caubi Ribeiro-
dc.contributor.authorOliveira, Andréa Barreto Girão de-
dc.date.accessioned2020-07-09T16:23:59Z-
dc.date.available2020-07-09T16:23:59Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationTUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro; OLIVEIRA, Andréa Barreto Girão de. Orientação profissional em escola pública. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 15, n. 26, p. 81-95, jul./dez., 2006pt_BR
dc.identifier.issn0104-7043-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52850-
dc.description.abstractThis paper presents a case study concerning professional orientation with pupils of a public school in Fortaleza (Ceará, Brazil). We analyze the discursive and graphic material elaborated by the pupils during the counseling process in order to demonstrate the possibilities of such a work in this situation. Methods, resources and techniques applied as well as the themes treated in the proceeding were also considered for the study. We also debate teenagers’ professional choices and the main methods of professional orientation. Finally, we expose the main interventions made by the counselors and the possible alternatives for future works in this field.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista da FAEBA: educação e contemporaneidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subjectMétodos e técnicaspt_BR
dc.subjectAtendimento grupalpt_BR
dc.subjectEscola profissionalpt_BR
dc.titleOrientação profissional em escola públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTrata-se de um estudo de caso referente a um atendimento em orientação profissional (OP) realizado com estudantes de uma escola pública de Fortaleza. Analisa o material discursivo e gráfico produzido nas sessões, com o objetivo de demonstrar como pode ser realizado um atendimento em orientação vocacional na modalidade grupal, com alunos de escola pública. O método, os recursos e técnicas utilizados e as principais temáticas discutidas e trabalhadas com os jovens no processo foram também considerados. Traz ainda considerações sobre a escolha profissional na adolescência e os principais métodos que fundamentam o trabalho em OP. São expostas as principais intervenções empregadas pelas orientadoras no atendimento realizado, assim como possíveis caminhos para futuros orientadores que trabalham com grupos de jovens nessa área.pt_BR
dc.title.enGroup professional orientation in a public schoolpt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_acrtupinambaabcoliveira.pdf74,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.