Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem |
Autor : | Almeida, Ana Maria Bezerra de |
Palabras clave : | Educação;Orientação educacional;Processo de ensino-aprendizagem |
Fecha de publicación : | 1996 |
Editorial : | Imprensa Universitária - UFC |
Citación : | ALMEIDA, Ana Maria Bezerra de. A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 31-53. |
Resumen en portugués brasileño: | O orientador educacional não veto de outro planeta trazendo na mão uma varinha mágica para consertar os desacertos educacionais, muito menos os emocionais. Sua competência é ampla, porque é definida: é social, é pedagógica, é intervenção democratizadora, porque provoca a ação coletiva, reflexiva na formação do cidadão (9:36). Ensinar e aprender tem sido a razão de ser das escolas. É, portanto, esperado que todos os que nela agem e interagem caminhem norteados para este fim. Com esta visão, o tema proposto para este estudo pode, até mesmo, parecer estranho: não seria óbvio que a Orientação Educacional,como um serviço existente na e para a escola, estivesse na perspectiva do ensinoaprendizagem? Como pedagogo, não seria evidente que o orientador educacional, em sua prática, desse prioridade ao currículo escolar e às questões pedagógicas? (...) Com esta análise, o presente ensaio objetiva propor o redimensionamento da Orientação Educacional, tendo em vista o papel da escola como instituição responsável pela transmissãoassimilação do saber. (...) |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509 |
ISBN : | 0103-8346 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1996_capliv_ambalmeida.pdf | 12,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.