Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem |
Authors: | Almeida, Ana Maria Bezerra de |
Keywords: | Educação;Orientação educacional;Processo de ensino-aprendizagem |
Issue Date: | 1996 |
Publisher: | Imprensa Universitária - UFC |
Citation: | ALMEIDA, Ana Maria Bezerra de. A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 31-53. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O orientador educacional não veto de outro planeta trazendo na mão uma varinha mágica para consertar os desacertos educacionais, muito menos os emocionais. Sua competência é ampla, porque é definida: é social, é pedagógica, é intervenção democratizadora, porque provoca a ação coletiva, reflexiva na formação do cidadão (9:36). Ensinar e aprender tem sido a razão de ser das escolas. É, portanto, esperado que todos os que nela agem e interagem caminhem norteados para este fim. Com esta visão, o tema proposto para este estudo pode, até mesmo, parecer estranho: não seria óbvio que a Orientação Educacional,como um serviço existente na e para a escola, estivesse na perspectiva do ensinoaprendizagem? Como pedagogo, não seria evidente que o orientador educacional, em sua prática, desse prioridade ao currículo escolar e às questões pedagógicas? (...) Com esta análise, o presente ensaio objetiva propor o redimensionamento da Orientação Educacional, tendo em vista o papel da escola como instituição responsável pela transmissãoassimilação do saber. (...) |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509 |
ISBN: | 0103-8346 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1996_capliv_ambalmeida.pdf | 12,87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.