Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Ana Maria Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-13T10:45:57Z | - |
dc.date.available | 2019-12-13T10:45:57Z | - |
dc.date.issued | 1996 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Ana Maria Bezerra de. A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 31-53. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 0103-8346 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48509 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Imprensa Universitária - UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Orientação educacional | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A orientação educacional na perspectiva do ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O orientador educacional não veto de outro planeta trazendo na mão uma varinha mágica para consertar os desacertos educacionais, muito menos os emocionais. Sua competência é ampla, porque é definida: é social, é pedagógica, é intervenção democratizadora, porque provoca a ação coletiva, reflexiva na formação do cidadão (9:36). Ensinar e aprender tem sido a razão de ser das escolas. É, portanto, esperado que todos os que nela agem e interagem caminhem norteados para este fim. Com esta visão, o tema proposto para este estudo pode, até mesmo, parecer estranho: não seria óbvio que a Orientação Educacional,como um serviço existente na e para a escola, estivesse na perspectiva do ensinoaprendizagem? Como pedagogo, não seria evidente que o orientador educacional, em sua prática, desse prioridade ao currículo escolar e às questões pedagógicas? (...) Com esta análise, o presente ensaio objetiva propor o redimensionamento da Orientação Educacional, tendo em vista o papel da escola como instituição responsável pela transmissãoassimilação do saber. (...) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1996_capliv_ambalmeida.pdf | 12,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.