Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47815
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Uma experiência com o uso da Escala Cuisenaire como recurso pedagógico para aprender as quatro operações básicas de matemática
Autor(es): Abreu, Dalmário Heitor Miranda de
Santos, Maria José Costa dos
Rodrigues, Rosângela Nobre Barros
Palavras-chave: Educação Infantil;Ensino de Matemática;Construtivismo Pedagógico;Processo de Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Editora Pontes
Citação: ABREU, Dalmário Heitor Miranda de; SANTOS, Maria José Costa dos; RODRIGUES, Rosângela Nobre Barros. Uma experiência com o uso da Escala Cuisenaire como recurso pedagógico para aprender as quatro operações básicas de matemática. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 282-298.
Resumo: O método de Cuisenaire possui uma sólida fundamentação psicopedagógica e é o que mais se adapta aos conceitos vigentes acerca da gênese do número na criança e do processo da aprendizagem operatória das noções matemáticas fundamentais, tal como é concebida pela moderna psicologia da aprendizagem. Os estudos e a reflexão aqui sustentados dizem respeito à abordagem do processo de ensino, em destaque especial, para o ensino da Matemática. Serão ressaltadas as abordagens construtivistas (contemporânea), pois compreende-se que estes são referenciais para a aprendizagem, partindo do princípio que auxiliam a ação docente e aprendizado do aluno.[...] A proposta deste trabalho é desenvolver reflexões sobre o uso do material didático pedagógico utilizado pelos professores que lecionam a disciplina de Matemática no ensino infantil. O material é classificado como "Escala de Cuisenaire". Na realidade, a reflexão parte de questionamentos sobre a existência das práticas vivenciadas nas escolas.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47815
ISBN: 978-85-7113-967-1
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_dhmabreumjcsantos.pdf11,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.