Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbreu, Dalmário Heitor Miranda de-
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.contributor.authorRodrigues, Rosângela Nobre Barros-
dc.date.accessioned2019-11-20T11:29:29Z-
dc.date.available2019-11-20T11:29:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationABREU, Dalmário Heitor Miranda de; SANTOS, Maria José Costa dos; RODRIGUES, Rosângela Nobre Barros. Uma experiência com o uso da Escala Cuisenaire como recurso pedagógico para aprender as quatro operações básicas de matemática. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 282-298.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7113-967-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47815-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Pontespt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectConstrutivismo Pedagógicopt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titleUma experiência com o uso da Escala Cuisenaire como recurso pedagógico para aprender as quatro operações básicas de matemáticapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO método de Cuisenaire possui uma sólida fundamentação psicopedagógica e é o que mais se adapta aos conceitos vigentes acerca da gênese do número na criança e do processo da aprendizagem operatória das noções matemáticas fundamentais, tal como é concebida pela moderna psicologia da aprendizagem. Os estudos e a reflexão aqui sustentados dizem respeito à abordagem do processo de ensino, em destaque especial, para o ensino da Matemática. Serão ressaltadas as abordagens construtivistas (contemporânea), pois compreende-se que estes são referenciais para a aprendizagem, partindo do princípio que auxiliam a ação docente e aprendizado do aluno.[...] A proposta deste trabalho é desenvolver reflexões sobre o uso do material didático pedagógico utilizado pelos professores que lecionam a disciplina de Matemática no ensino infantil. O material é classificado como "Escala de Cuisenaire". Na realidade, a reflexão parte de questionamentos sobre a existência das práticas vivenciadas nas escolas.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_dhmabreumjcsantos.pdf11,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.