Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47815
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Abreu, Dalmário Heitor Miranda de | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Rosângela Nobre Barros | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T11:29:29Z | - |
dc.date.available | 2019-11-20T11:29:29Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Dalmário Heitor Miranda de; SANTOS, Maria José Costa dos; RODRIGUES, Rosângela Nobre Barros. Uma experiência com o uso da Escala Cuisenaire como recurso pedagógico para aprender as quatro operações básicas de matemática. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 282-298. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7113-967-1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47815 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Pontes | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Uma experiência com o uso da Escala Cuisenaire como recurso pedagógico para aprender as quatro operações básicas de matemática | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O método de Cuisenaire possui uma sólida fundamentação psicopedagógica e é o que mais se adapta aos conceitos vigentes acerca da gênese do número na criança e do processo da aprendizagem operatória das noções matemáticas fundamentais, tal como é concebida pela moderna psicologia da aprendizagem. Os estudos e a reflexão aqui sustentados dizem respeito à abordagem do processo de ensino, em destaque especial, para o ensino da Matemática. Serão ressaltadas as abordagens construtivistas (contemporânea), pois compreende-se que estes são referenciais para a aprendizagem, partindo do princípio que auxiliam a ação docente e aprendizado do aluno.[...] A proposta deste trabalho é desenvolver reflexões sobre o uso do material didático pedagógico utilizado pelos professores que lecionam a disciplina de Matemática no ensino infantil. O material é classificado como "Escala de Cuisenaire". Na realidade, a reflexão parte de questionamentos sobre a existência das práticas vivenciadas nas escolas.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_dhmabreumjcsantos.pdf | 11,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.